Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Fabricante de celulares Nokia entra no mercado de notebooks

Empresa mostrou o ultraportátil Booklet 3G, equipado com Windows.
Preço e data de lançamento da novidade ainda não foram anunciados.

A Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, informou nesta segunda-feira (24) que começará a fabricar laptops, entrando em um mercado ferozmente competitivo, mas em rápido crescimento.

Foto: Reuters

Primeiro netbook da Nokia, o Booklet 3G, será equipado com Windows e processador Atom, da Intel. (Foto: Reuters)

A companhia tem visto suas margens de lucro caírem nos últimos trimestres, conforme a demanda por celulares desabou, e analistas se preocupam que a entrada no mercado de computadores, onde os ganhos são tradicionalmente fracos, possa prejudicar ainda mais a Nokia.


"Temos plena consciência do que tem sido o nível da margem de lucro no mundo dos computadores. Entramos nisso com os olhos bem abertos", disse Kai Oistamo, diretor da principal unidade de celulares da Nokia, à Reuters.

Booklet 3G

O primeiro netbook da companhia, o Nokia Booklet 3G, será equipado com Windows e processador Atom, da Intel. A fabricante diz que a bateria terá duração de até 12 horas e a máquina pesará 1,25 quilo. O preço da novidade ainda não foi anunciado: a companhia vai revelar especificações detalhadas, disponibilidade de mercado e os preços em 2 de setembro.

Foto: Reuters

A fabricante diz que a bateria terá duração de até 12 horas e a máquina pesará 1,25 quilo. O preço da novidade ainda não foi anunciado.

Netbooks são notebooks de baixo custo otimizados para navegar na Internet e executar outros aplicativos básicos. Lançado com esse nome pela Asutek em 2007, outras marcas como HP e Dell também desenvolveram suas próprias linhas desde então.

A empresa de pesquisa IDC prevê que as exportações de netbooks neste ano cresçam mais de 127% em relação a 2008, para mais de 26 milhões de unidades, superando o desempenho do mercado de computadores em geral, que deve permanecer estável.

"A Nokia espera que sua marca e conhecimento dos circuitos de celulares contribuirão com sua força, enquanto se dirige a este segmento abarrotado e implacável", disse Ben Wood, diretor de pesquisa da CCS Insight. "No momento, nós vemos a incursão da Nokia no mercado de netbooks como um exercício de nicho no contexto dos seus amplos negócios."

Uma fonte próxima à Nokia afirmou que o netbook usará o novo sistema operacional Windows 7. Contudo, a Microsoft informou que uma versão mais simples do software será introduzida nos netbooks junto com o lançamento geral em 22 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário