Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 5 de setembro de 2009

Cinema Animado: Qual o seu filme predileto?

Cinema Animado - fotos/montagemO incrível mundo das animações se supera a cada ano, seja nas diferentes técnicas ou enredos. E quem pensa que ir ao cinema para assistir a um desses exemplares do gênero é brincadeira de criança está enganado. Os longas animados estão agradando, cada vez mais, aos adultos. Tanto que, antes do Oscar deste ano, muita gente apostou que Wall-E seria um dos concorrentes na categoria melhor filme. Isso não aconteceu, entretanto, a obra se tornou mais uma animação na lista das melhores.

Aqui, nós selecionamos 30 delas para você relembrar. Ao final, nos diga qual é a sua preferida.

A Bela e a Fera - divulgaçãoA Bela e a Fera (1991)

Depois de salvar seu pai e virar prisioneira de um monstro, a doce Bela percebeu que as aparências realmente enganam. Isso porque a assustadora Fera, esconde um coração bondoso e a alma de um verdadeiro príncipe. Esse clássico das animações ocupa a 22ª posição na lista dos 25 Maiores Musicais Americanos de todos os tempos, feito pelo Instituto Americano do Cinema, em 2006. Além disso, ele foi o primeiro e único filme animado, até agora, a ser indicado para o Oscar de melhor filme. Levou estatuetas nas categorias trilha sonora e canção original.

A Dama e o Vagabundo - divulgaçãoA Dama e o Vagabundo (1955)

Quem não se lembra das cenas românticas protagonizadas por esses dois cães? A história começa quando a cachorrinha de raça, Lady, decide se aventurar sozinha pelo bairro após o nascimento da primeira filha de seus donos. Sem amigos e atenção, ela se apaixona pelo morador de rua chamado Vagabundo. Nem tudo é fácil para o casal. Eles precisarão enfrentar, com a ajuda de outros animais da vizinhança, as maldades de uma tia de Lady que adora gatos.

A Era do Gelo (2002) - divulgaçãoA Era do Gelo (2002/2006/2009)

Há muito tempo os animais viviam, em bandos, nas florestas selvagens cercadas por gelo. Neste local, o grupo formado pelos amigos Manny, um mamute mal-humorado, Diego, o temido tigre, Sid, uma preguiça atrapalhada e o esquilo Scrat, encontra um bebê humano abandonado. Eles terão de passar por todas as dificuldades da vida glacial para devolver o garoto à sua família. Podemos também acompanhar a aventura destes bichos nas duas continuações do filme.

A Noiva-Cadáver - divulgaçãoA Noiva-Cadáver (2005)

Em stop motion, Tim Burton (Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet), em parceria de Mike Johnson, deu vida a mais um universo sombrio e original. Victor Van Dorst (voz de Johnny Depp) é um jovem que vive num vilarejo europeu do século XIX e está noivo de Victoria, porém se casa acidentalmente com a Noiva-Cadáver (voz de Helena Bonham Carter). Sua então esposa o leva para conhecer a Terra dos Mortos. E não é que ele vai gostar deste passeio insólito?!

A Pequena Sereia - divulgaçãoA Pequena Sereia (1989)

Ariel é uma adolescente normal, tem seus 16 anos e vive metida em confusões. Mas ela é uma sereia, mora no fundo do mar e seus melhores amigos são um peixe chamado Linguado e o siri Sebastião. Apesar disso, sonha em sair das águas e se casar com o humano Eric, mesmo que acabe despertando a fúria de seu pai, o rei dos mares. O filme ganhou os prêmios de melhor trilha sonora e canção original pela música Under the Sea no Oscar e foi a primeira produção da Disney a usar sistema de colorização por computador.

A Viagem de Chihiro - divulgaçãoA Viagem de Chihiro (2001)

Hayao Miyazaki não teve medo de mesclar elementos nebulosos à história da irritada garotinha que, junto com os seus pais, vai parar em uma dimensão desconhecida e desértica, onde, por paradoxo, pululam seres fantásticos. O filme quebrou barreiras ao ser a primeira animação a receber um Urso de Ouro em Berlim. Depois veio o Oscar e o tardio reconhecimento ocidental ao gênio japonês.

As Bicicletas de Belleville - divulgaçãoAs Bicicletas de Belleville (2003)

A animação francesa, que faz certa crítica à sociedade moderna e apresenta belíssima música, mostra o tristonho garoto Champion, criado por Madame Souza, sua carismática avó. Um dia ele descobre que andar de bicicleta é sua grande paixão, tanto que leva a brincadeira a sério e treina exaustivamente para a Volta da França (Tour de France), principal competição ciclística do país. No entanto, durante a corrida o menino é sequestrado e a velinha sai, acompanhada pelo cachorro Bruno, em busca do neto por uma grande aventura.

Aladdin - divulgaçãoAladdin (1992)

Tendo a Arábia como cenário, o romance conta a história de Aladdin, um pobre menino de rua que rouba para se alimentar e se apaixona pela princesa Jasmine, a filha do sultão. Ainda bem que o plebeu não está sozinho na luta pelo coração da jovem, ele conta com a ajudinha mágica de um atrapalhado gênio e de seu fiel amigo Abu, um macaquinho para lá de guloso.

Alice no País das Maravilhas, 1951 - divulgaçãoAlice no País das Maravilhas (1951)

Em uma tarde calma, a pequena Alice, misteriosamente, descobre um mundo de sonhos e fantasiais. Nele, ela conhece as mais diferentes criaturas, como um coelho apressado e a rainha malvada de Copas. Os encontros da menina com esses personagens são engraçados, mas também se revelam assustadores. Alice vai experimentar poções redutoras de tamanho, participar de chás da tarde, além de outras aventuras. Uma nova versão da história está sendo feita por Tim Burton. (Para assistir ao trailer e saber mais, clique aqui.)

Bambi - divulgaçãoBambi (1942)

Já fica o aviso: a história de Bambi é capaz de provocar lágrimas até em adultos. O recém-nascido cervo é considerado por todos o príncipe da floresta, devido a exuberância de sua espécie. Ele cresce na selva, em meio a amizades, ao amor, porém, também ao perigo. Uma reviravolta na trama faz do filme uma das animações mais tristes do cinema. A mãe do pequeno é assassinada brutalmente por caçadores, deixando-o sozinho para enfrentar os desafios da vida.

Branca de Neve - divulgaçãoBranca de Neve e os Sete Anões (1937)

Esse conto rendeu versões em vários lugares do mundo, mas ficou muito conhecido nas mãos dos irmãos Grimm. A história da menina orfã de pele branca feito a neve, cabelos negros como um carvão e os lábios vermelhos-sangue encantou artistas e cineastas. Também serviu de inspiração para a grande parte dos filmes e livros que usam a figura má da madrasta. Para desenhar a personagem Branca de Neve, a Disney se baseou em Hedy Lamarr, considerada a mulher mais bonita do mundo na época.

Coraline e o Mundo Secreto  - divulgaçãoCoraline e o Mundo Secreto (2009)

Dirigido por Henry Selick (O Estranho mundo de Jack), o filme é baseado no livro Coraline, de Neil Gaiman. O longa narra as aventuras e desventuras da menina Coraline, que se muda com os pais para uma esquisita casa dividida com vizinhos igualmente excêntricos. Entre dias chuvosos e tediosos, a garota encontra uma porta que a leva para outro mundo, ou, melhor, a um universo semelhante e, paradoxalmente, avesso ao seu, onde ela encontra novas versões de seus pais. O colorido contraposto pelo ar nebuloso de algumas cenas dá uma pitada a mais de beleza e vida à história de Gaiman. E Selick acerta ao mesclar elementos infantis e tenebrosos. (Leia mais sobre o filme aqui.)

Fantasia - divulgaçãoFantasia (1940)Referência indiscutível para o gênero, esse filme da Disney apresenta um visual inventivo e bastante original para a época em que estreou. Tanto que só começou a fazer sucesso nos anos 1960. A obra faz integração entre histórias animadas e músicas clássicas de compositores famosos como Johann Sebastian Bach, com Toccata e Fuga em Ré Menor; Peter Illich Tchaikovsky, com Suíte Quebra-Nozes e Ave Maria, de Franz Schubert.

Filme “Kung Fu Panda” - divulgaçãoKung Fu Panda (2008)

Por incrível que possa parecer, um urso preguiçoso e gordinho é o herói deste filme. O panda Po é escolhido para defender o seu povo das maldades do leopardo Tai Lung. Para isso, ele será treinado por grandes mestres do kung fu e, de quebra, vei queimar um pouco das gordurinhas. Na versão original, o longa contou, entre outras, com as vozes de Jack Black e Angelina Jolie. (Saiba de uma novidade sobre Kung Fu Panda aqui.)

Madagascar - divulgaçãoMadagascar (2005/2008)

Um grupo de animais formado por um leão, uma zebra, uma girafa e uma hipopótama são os moradores do mais famoso zoológico de Nova York. A turma vai se envolver em várias confusões quando decide fugir do local para viver os desafios da cidade grande. Só que a turma de fugitivos é capturada novamente e, ao invés de retornar ao zôo, eles são levados acidentalmente à ilha de Madagascar, na África.

Monstros S.A. - divulgaçãoMonstros S.A. (2001)

Quem não tinha medo de encontrar monstro no escuro quando era pequeno? Ou então, debaixo da cama? Em Monstrópolis o que assusta são os seres humanos e, para surpresa de todos, até existe uma firma especialista em aterrorizar crianças. Todo o trabalho é feito por Sulley e seu ajudante Mike que, por meio de um armário encantado, viajam pelos dois mundos. Mas uma garotinha acaba acidentalmente encontrando a diferente cidade, causando medo entre os seus habitantes.

O Corcunda de Notre Dame - divulgaçãoO Corcunda de Notre Dame ( 1996)

Apesar dele morar em um lugar com uma vista privilegiada, esse Quasímodo solitário só conta com a presença de três gárgulas, Victor, Hugo e Laverne. Porém, quando conhece Esmeralda, uma cigana fugitiva, sua vida e o modo como ele é visto pelas pessoas mudará. A animação contou com a participação de personagens conhecidos, como Mickey Mouse e Pato Donald. O filme foi indicado ao framboesa de Ouro na categoria pior roteiro cinematográfico, mas em 2002 recebeu sua continuação em vídeo.

O Estranho Mundo de Jack - divulgaçãoO Estranho Mundo de Jack (1993)

A partir de um poema de Tim Burton, Henry Selick levou ao cinema o primeiro longa-metragem feito inteiramente em stop motion. A fantasia nos apresenta Jack Skellington, rei da Cidade do Halloween, que um belo dia conhece a Cidade do Natal e resolve sequestrar o Papai Noel para fazer uma festa natalina a seu modo. Porém, a comemoração das crianças de todo o mundo fica comprometida. Até hoje nos Estados Unidos o filme é reexibido em sessões especiais perto de 25 de dezembro.

O Expresso Polar - divulgaçãoO Expresso Polar (2004)

Quando crianças, muitos de nós acreditávamos na existência do Papai Noel, principalmente na época dos presentes natalinos. E, neste filme de animação digital com captura de performance, dirigido por Robert Zemeckis (A Lenda de Beowulf ), ele realmente existe. Para conhecer o bom velinho um garoto embarca a bordo do expresso polar a caminho do Pólo Norte. Tom Hanks empresta sua voz para nada menos do que cinco personagens no longa.

O Gigante de Ferro - divulgaçãoO Gigante de Ferro (1999)

Antes do sucesso de Os Incríveis (2004) e Ratatouille ( 2007), o diretor Brad Bird contou nas telonas a história da amizade entre Hogarth Hughes, um menino de 9 anos, e um gigantesco robô alienígena que veio parar na Terra. O garoto vai precisar ajudar esse novo colega a se proteger, já que um paranóico agente do governo norte-americano quer aniquilar essa agigantada criatura. Jennifer Aniston e Vin Diesel dão voz a dois personagens da fita.

O Rei Leão  - divulgaçãoO Rei Leão (1994)

Baseado em Hamlet, de Shakespeare, o filme conta a história de Simba, o único filho do rei Mufasa que tem como destino assumir o reino da selva africana. Tudo vai bem até que ele é apontado injustamente como assassino do pai, quando o verdadeiro culpado é seu tio Scar. Isolado, Simba decide fugir e acaba contando com a ajuda do javali Pumba e do suricate Timão para retornar ao poder.

Os Incríveis - divulgaçãoOs Incríveis (2004)

Nesta animação, super-heróis vivem conjuntamente com os humanos, protegendo-os de todas as ameaças. Mas, quando as supostas vítimas passam a processá-los, os poderosos benfeitores terão que se transformar em pessoas comuns. O Sr. Incrível passa então a trabalhar em um frustrante burocrático escritório de seguros até que recebe um misterioso convite para capturar um vilão. E, sem que sua família sabia, ele vai se envolver numa terrível roubada.

Persépolis - divulgaçãoPersépolis (2007)

Inspirado pela história em quadrinhos (autobiográfica) de mesmo nome, escrita pela iraniana Marjane Satrapi, o filme narra a Revolução Islâmica vista por uma esperta e contestadora garotinha de 8 anos. Vendo seu país mudar constantemente para pior, ela sonha em ser uma revolucionária. No entanto, para tentar protegê-la dos conflitos e perigos iminentes, seus pais, modernos para a sociedade local, a enviam para estudar em Viena.

Pocahontas - divulgaçãoPocahontas (1995)

Para entender o filme, é preciso relembrar o tempo das grandes viagens marítimas em que desbravadores buscavam encontrar riquezas em outros territórios desconhecidos. No caso de Pocahontas, a única filha do chefe de uma tribo, o inimigo passou a ser a paixão de sua vida . Mesmo com todas as diferenças culturais, a jovem decide namorar com o rapaz.

Procurando Nemo, 2003 - divulgaçãoProcurando Nemo (2003)

O pequeno Nemo é um peixe-palhaço que vive harmoniosamente em um coral no fundo do mar. Um dia, antes de ir para escola, o garoto é sequestrado deixando todos preocupados. Daí, começa a grande busca do pai Marlín para encontrar seu filho. Nessa jornada, ele contará com ajuda de uma blue tang excêntrica e meio esquecidinha chamada Dory. Enquanto isso, Nemo se envolve em diversas aventuras no oceano tentando encontrar o caminho de casa.

Ratatouille - divulgaçãoRatatouille (2007)

Contrariando o bom senso de que animais não combinam com cozinha, o carismático rato Remy tem o sonho de se tornar um chef. Como a sua espécie não é bem-vinda no ramo alimentício, o ratinho descobre um jeito de trabalhar escondido em um restaurante francês. Ele ajuda o aprendiz atrapalhado Linguini a cozinhar e, o mais importante, a manter o seu emprego.

Shrek - divulgaçãoShrek (2001/2004/2007)

Ele é verde, grande, assustador e não tem boas maneiras. Mesmo assim, diferente dos contos de fadas comuns, o ogro Shrek é o príncipe deste filme. Isso porque, o monstro verde resgata a princesa Fiona, que está sob uma terrível maldição, de uma vida isolada em uma torre. Para salvá-la, o corajoso guerreiro deve beijá-la e, assim, a moça assumirá as características de seu salvador. E qual é a moral da história? A aparência não importa e, é claro, conhecemos o casal encantado mais diferente de todos os tempos.

Toy Story, 1999 - divulgaçãoToy Story (1995/1999)

Você já imaginou o que seria de sua casa se os seus brinquedos começassem a falar? E se houvesse uma competição entre eles? É exatamente isso que acontece com o cowboy Woody. Depois de ser trocado pelo patrulheiro do espaço Buzz Lightyear, o boneco tenta lutar pela liderança do quarto. O problema é que os dois vão ter quer juntar forças para escapar de uma terrível ameaça. O terceiro filme da franquia será lançado em 2010. (Para saber mais e assistir ao trailer, clique aqui.)

Valsa com Bashir - divulgaçãoValsa com Bashir (2008)

Através da técnica conhecida por rotoscopia, o israelense Ari Folman vasculha suas memórias, assim como a de seus companheiros, para reconstruir o período em que fazia parte do exército de Israel presente na Guerra do Líbano. Mesclando subjetividade com lembranças alheias, ele mostra seu próprio trauma, as atrocidades e tristezas dos massacres nos campos de Sabra e Chatila, em Beirute.

Wall-E, 2008 - divulgaçãoWall-E (2008)

Em um futuro não muito distante, Wall-E, um robô-lixeiro, vive isoladamente na Terra, uma vez que a poluição do planeta foi tão grande que seus habitantes foram obrigados a se mudar para uma imensa nave espacial. Ele só não contava com a visita de uma outra máquina de inteligência artificial, Eva, que vem ao local em busca de sinais de vida. A animação faturou o Oscar deste ano.

Qual é a sua animação preferida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário