Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

terça-feira, 1 de setembro de 2009

PROJETO OLÍMPICO RIO 2016 FOI APRESENTADO NA UERJ NESTA TERÇA

POR FERNANDO BORGES

O gerente geral de Serviços dos Jogos do Comitê de Candidatura Rio 2016, Ricardo Trade, e o medalhista olímpico do Judô, Flávio Canto, foram os palestrantes convidados para o evento.


Nesta terça-feira, dia primeiro de setembro de 2.009 foi apresentado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro o projeto de candidatura do Rio de Janeiro para sediar as olimpíadas de 2016. Foram apresentadas as oportunidades que serão criadas com a realização dos Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro.

O objetivo do evento foi mostrar os propósitos inovadores para a cidade no que diz respeito à segurança, ao transporte, aos projetos sociais e culturais e à educação. A iniciativa foi organizada pelo Departamento de Extensão (Depext) em associação com a Sub-Reitoria de Graduação, o Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD), a Faculdade de Comunicação Social (FCS), o Departamento Cultural, a Diretoria de Comunicação Social (Comuns), a Divisão Gráfica (Digraf), a Prefeitura dos Campi e o Comitê Olímpico.


Calouros do segundo semestre da UERJ com a blusa do projeto "CALOURO HUMANO" e o medalhista olímpico Flávio Canto.

Na primeira parte do evento, Ricardo Trade mostrou os porquês de se sediar as olímpiadas no estado do Rio, foram mostrados videos que também haviam sido apresentados ao comitê olímpico internacional na época em que a cidade ficou entre as 4 finalistas.

Depois foi a vez do judoca Flavio Canto falar um pouco de sua experiência olímpica na qual seu melhor resultado foi em 2004 quando o atleta conquistou o bronze em Atenas e de seu projeto de desenvolvimento social, ele mantém o Instituto "REAÇÃO", uma ONG sem fins lucrativos que atua em comunidades de baixa renda do Rio como Rocinha, Pequena Cruzada, Cidade de Deus e Tubiacanga. O Instituto Reação atende cerca de mil jovens entre 4 e 25 anos de idade e tem assumido papel de destaque em competições, revelando inclusive a campeã mundial júnior de judô de 2008, Rafaela Lopes.
O judoca Flávio Canto e as crianças do Instituto Reação / Fábio Guimarães

- Apoio a candidatura do Rio a 2016 não apenas como atleta, mas como brasileiro, porque o esporte é uma oportunidade ímpar de desenvolvimento social. Por outro lado, a comunidade internacional ainda precisa superar o preconceito com o chamado "terceiro mundo", reconhecendo que nós temos muito a oferecer - diz Flávio

Durante os dias 26, 27, 28 e 31, será exibido um DVD explicativo sobre o projeto olímpico no hall do prédio principal da Universidade.

2 comentários:

  1. Muito boa a matéria, o texto é simples e objetivo e melhor ainda por falar da nossa Cidade Maravilhosa. Por ser calouro da Universidade, tenho a honra de participar do projeto e estar na foto.

    ResponderExcluir