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sábado, 15 de agosto de 2009

Sonha em ser escritor? Então este post é para você!

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Quem sempre quis publicar um livro mas nunca teve oportunidade , agora pode se valer de um novo serviço disponível na internet: o Clube de Autores , que permite a publicação de livros sob demanda. A mecânica do negócio é simples. Você escreve seu livro, faz upload do arquivo em PDF (se você não souber fazer a conversão, eles ajudam você) e ele fica à venda no site. Quando alguém compra, o livro é impresso e entregue ao cliente. A proposta é semelhante ao adotado pelo site MagCloud, que utiliza o mesmo princípio para vender revistas independentes — mas que não está disponível para o mercado brasileiro.

“O nosso intuito era permitir que escritores de todo o Brasil tivessem um canal para poder publicar os seus pensamentos, as suas histórias — mesmo porque todo mundo tem uma história para contar”, diz Ricardo Almeida, diretor geral do Clube.

Quanto dinheiro se ganha para contar a própria história? Bem, isso depende da ambição de cada um.O site fornece o gasto com a publicação do livro e o autor define sua margem de lucro sobre esse valor. Quanto maior a margem, mais caro custará o livro e maior será o lucro do autor. Mas como se tratamde escritores (ainda) desconhecidos, não é muito atrativo cobrar um preço alto pelas obras.

Best sellers

Desde que foi lançado (a versão em beta foi ao ar em 1º de fevereiro), o site acumula 1.122 títulos – e 2.474 exemplares vendidos. O de maior sucesso é “Atalho”, livro de poesias escrito por Leda Rezende, que vendeu 145 exemplares. Outros dois que têm feito sucesso parecido (que tal?) são “Assessoria de Imprensa”, de Rodrigo Capella, e “Zona de Retaguarda”, de Ênio Fontenelle.

Mas nada de avacalhar a proposta do site. Conteúdos impróprios (que infrinjam direitos autorais oumanifestem opiniões racistas, por exemplo) que não forem barrados pela validação prévia daadministração são posteriormente banidos do Clube.

Como o negócio se dá inteiramente na internet, são utilizadas outras ferramentas para impulsionaros negócios. Uma comunidade com base Ning foi criada para os autores e 700 deles estão online,trocando figurinhas com seus pares. O Twitter é outra maneira de captar clientes e já é responsável por 5% do atendimento do site. “Também utilizamos uma ferramenta de monitoramento das redes sociais para captar opiniões e comentários feitos sobre nós”, afirma Almeida.

crédito da foto: http://www.flickr.com/photos/candiedwomanire/1651870/

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