Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

domingo, 9 de agosto de 2009

Descubra a origem do dia dos pais

Filha de veterano da guerra criou dia dos pais nos EUA

Ideia surgiu em 1909, mas data só foi oficializada em 1972.

Estados Unidos têm hoje 64,3 milhões de pais.

Neste domingo (9), pais de todo o Brasil serão homenageados por seus filhos, no Dia dos Pais. Há diversas histórias sobre a origem da celebração, algumas controversas e sem comprovação.

Nos Estados Unidos, o Dia dos Pais tem uma história semelhante à do Dia das Mães: foi criado por uma filha para homenagear uma pessoa de sua família. Segundo conta o site do governo, a americana Sonora Dodd, de Spokane, propôs a criação da data pela primeira vez em 1909, para homenagear o pai, William Smart, veterano da Guerra Civil. Ele havia ficado viúvo quando a mulher morreu no parto do sexto filho.

http://fotos.imagensporfavor.com/img/pics/glitters/f/feliz_dia_dos_pais-8916.jpg

No ano seguinte, o primeiro Dia dos Pais foi celebrado. O mês escolhido foi o de aniversário de Smart: junho. Em 1924, o presidente americano Calvin Coolidge apoiou a ideia do feriado nacional, embora a primeira proclamação presidencial sobre a data tenha sido apenas em 1966, quando o presidente Lyndon Johnson designou o terceiro domingo do mês para a comemoração.

No entanto, o Dia dos Pais só foi comemorado oficialmente em 1972, quando o presidente Richard Nixon assinou uma lei que tornava a data permanente.

Hoje, os Estados Unidos estimam em 64,3 milhões o número de pais no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário