Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Fiat assume o controle de empresa de design de carros

Bertone se especializou em veículos com visual arrojado.
Tecnologia vai ajudar a Fiat a desenvolver modelos para a Chrysler.

A montadora italiana Fiat conseguiu no dia 6 de agosto o direito de assumir o controle da empresa de design automotivo Bertone, que estava em processo de concordata, para poder fazer o design dos carros que vai fabricar em parceria com a norte-americana Chrysler. O anúncio foi feito pelo Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália. A Fiat vai investir 150 milhões de euros na Bertone pelos próximos três anos.

Foto: Divulgação

A Bertone desenvolveu o design deste modelo Mantide

A oferta da fabricante de automóveis agradou ao governo italiano. A Bertoni se especializou no design de carros de marcas como Ferrari, Alfa Romeo e Lamborghini. Entre os modelos estão o Opel Astra , Alfa Romeo 2600 Sprint, Fiat Punto Cabriolet e BMW Garmisch 2200Ti.

“A venda para a Fiat representa um futuro para a histórica companhia do Piemonte”, disse o ministro italiano Claudio Scajola. O acordo vai absorver 1.137 trabalhadores da Bertone e a integração com a Chrysler para a produção de carros para a companhia norte-americana.


A Fiat adquiriu 20% do controle da Chrysler em junho, e seu presidente Sergio Marchionne responde agora pelas duas empresas. Pelo acordo, a Fiat iria transferir para a Chrysler tecnologia para a produção de carros menores e com mais eficiência energética, mas Marchionne disse que subestimou o valor da tecnologia, conhecimento e plataformas da parceira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário