![]() |
Conficker vem aí. Aguarde maio! |
A TrendMicro divulgou, em seu blog de segurança, que o malware Conficker recebeu novas orientações via conexões P2P para disparar uma onda de ataques no dia 3 de maio.
A companhia identificou um novo arquivo binário recebido por PCs infectados pelo vírus que orienta o PC a se conectar com outras máquinas e transmitir o malware. De acordo com as instruções deste arquivo, a determinação é para que esta tarefa seja feita no dia três de maio.
Não há um cálculo exato de quantas máquinas estão infectadas pelo malware, mas a TrendMicro estima que entre 3 milhões e 12 milhões de PCs contenham o código malicioso oculto em sua máquina.
Segundo Ivan Macalintal, pesquisador da Trend Micro, o malware faz conexões a sites como MySpace.com e MSN.com para checar se o usuário tem conectividade à web. Caso o resultado seja positivo, então o PC inicia o contato com outras máquinas infectadas via P2P.
Para escapar do vírus, é preciso ter o Windows atualizado. Ferramentas de segurança permitem ainda detectar e remover o malware.
O código malicioso tem a capacidade de controlar o PC remotamente, usá-lo para enviar vírus, spam ou mesmo furtar dados pessoas das máquinas infectadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário