Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

‘Remédios’ invadem a fase de grupos

Unirea, Apoel e mais quatro equipes estreiam na competição. Saiba mais sobre esses debutantes de nomes curiosos
Montagem/Montagem

Wolfsburg, Unirea, Apoel, Rubin, Debreceni e AZ: os estreantes da Liga dos Campeões

Real Madrid, Milan, Barcelona, Juventus, Inter, Manchester, Liverpool, Arsenal, Bayern, Porto... os tradicionais e gigantes clubes europeus começam nesta terça-feira a desfilar na Liga dos Campeões 2009/2010 . Mas muitos desconhecidos também dão as caras. E, entre essa turma, seis debutantes. Unirea, Apoel, Debreceni são alguns deles. Nomes de remédio? Nada disso. Campeões nacionais de Romênia, Chipre e Hungria.

Confira abaixo um pouco mais sobre os estreantes na competição de clubes mais importante do Velho Continente.
APOEL

Cidade / País: Nicósia / Chipre

Grupo: D, ao lado de Chelsea, Porto e Atlético de Madri

Fundado em 1926 na capital Nicósia, o Apoel é o clube que mais levantou títulos nacionais no Chipre. Ao todo, foram 20 canecos, superando o arquirrival da cidade, o Ommonia. É o segundo clube do país a disputar uma fase de grupos da Liga (na última temporada, o Anorthosis Famagusta foi quem teve a honra).

Apelido: Thrylos

Destaque: Konstantinos Charalambides, 28 anos, meia


DEBRECENI

Cidade / País: Debrecen / Hungria

Grupo: E, ao lado de Fiorentina, Liverpool e Lyon

Agência/AFP

Debreceni comemora título húngaro

Com mais de 100 anos de fundação, o time conseguiu quebrar um tabu de 14 anos sem clubes húngaros na fase de grupos da Champions. O Debrecini não é nem de longe a equipe mais tradicional do país (Ferencvaros, Honved, MTK e Ujpest são os “famosos”). No entanto, é o bicho-papão na Hungria nas últimas temporadas, tendo conquistado quatro dos últimos cinco campeonatos nacionais (2004-2005, 2005-2006, 2006-2007, 2008-09). Curiosamente, são os únicos títulos do clube.

Apelido: Loki

Destaque: Gergely Rudolf, 24, atacante

UNIREA

Cidade / País: Urziceni / Romênia
Grupo: G, ao lado de Stuttgart, Glasgow Rangers e Sevilla

Fundado em 1954, o Unirea subiu para primeira divisão apenas 2006 e, na última temporada, conquistou seu primeiro título nacional, que o credenciou a disputar a Liga dos Campeões.

Agência/AFP

Jogadores do Unirea comemoram o título romeno da temporada 2008/2010

O lado curioso é que o clube se localiza na cidade de Urziceni, a 55km de distância da capital Bucareste e com apenas 17 mil habitantes. Como seu estádio comporta apenas 8 mil pessoas, o Unirea vai mandar seus jogos no estádio do Steaua Bucareste.

Apelido: Lobos de Baragan

Destaque: Arlauskis, 21, goleiro

RUBIN

Cidade / País: Kazan / Rússia

Grupo: F, ao lado de Dínamo de Kiev, Barcelona e Inter

Atual campeão russo, desbancando os tradicionais times de Moscou como CSKA, Spartak, Dínamo e Lokomotiv ,o Rubin vai ter a dura missão de encarar o atual campeão Barcelona na primeira fase. Fundado em 1958 na cidade de Kazan, a equipe já contou com alguns brasileiros em seu elenco no passado (Roni, Baiano, Calisto são alguns deles).

Apelido: Tatarstantsi

Destaque: Alejandro Domínguez, 28, meia-atacante

AZ ALKMAAR

Cidade / País: Alkmaar / Holanda

Grupo: H, ao lado de Arsenal, Olympiacos e Standard de Liége

Com apenas 42 anos de história, o AZ Alkmaar saiu da fusão do Alkmaar '54 e FC Zaanstreek, sendo campeão holandês duas vezes apenas: 1981 e 2009. Em relação ao time que levantou o caneco da última temporada, o técnico Louis Van Gaal foi a grande perda (assumiu o comando do Bayern). Em seu lugar chegou o lendário zagueiro Ronald Koeman, que como treinador teve uma passagem de altos e baixos pelo Valencia.

Apelido: AZ

Destaque: Mounir El Hamdaoui, 25, meia-atacante

WOLFSBURG

Cidade / País: Wolfsburgo / Alemanha

Grupo: B, ao lado de Manchester United, CSKA Moscou e Besiktas

Contando com os gols de Grafite, o Wolfsburg, que foi fundado em 1945, uistou seu primeiro título alemão na temporada 2008/2009 superando os tradicionais Bayern, Hamburgo e Stuttgart.

Agência/Reuters

Wolfsburg, dos brasileiros Grafite e Josué, campeão alemão da última temporada

Patrocinados por uma das maiores montadoras de automóveis do planeta, os Lobos seguem apostando no artilheiro brasileiro e no seu parceiro de ataque, o bósnio Dzeko, que por pouco não trocou o clube pelo Milan.

Apelido: Lobos

Destaque: Grafite, 30 anos, atacante

Observação: FC Zurique e Standard de Liége também são considerados pela Uefa como debutantes, entretanto, ambos já disputaram o torneio no passado, antes de 1992, quando mudou de nome de Copa dos Campeões para Liga dos Campeões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário