Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

terça-feira, 26 de maio de 2009

Você conhece Julia Nunes?

Julia nunes e seu ukulele


A internet enche a nossa vida de lixo, mas continua sendo maravilhosa. Isso porque é consumida pelas mesmas pessoas que a fazem existir - aquela história de Web 2.0, e Mídia Gerada pelo Consumidor (Consumer-Generated Media, CGM), e todo esse blablablá teórico sobre algo que é legal mesmo como experiência. Enfim… Esse preâmbulo é para dizer o quanto a internet faz bem a nós, mas faz MUITO bem à música. Antes, um artista precisava de uma gravadora para alcançar sucesso. Se arrumava, ficava bonitinho, colocava sua cara na televisão, gravava sua música em um estúdio caríssimo e lançava um disco para vender algumas milhares de cópias. Isso era sucesso. Hoje, basta ter talento. Você também já ouviu esse papo muitas vezes, mas talvez ainda não tenha escutado Julia Nunes.

Apesar do nome soar como coisa nossa, Julia Nunes é americana de Fairport, Nova York. O sobrenome veio de um avô português, compositor de fados. O outro avô era músico de jazz. O pai é pianista e compõe músicas infantis. Ela passou a ter aulas de piano aos sete, mas acabou partindo para o violão e, mais tarde, para o instrumento que lhe trouxe fama: o ukulele. Trata-se de um violão havaiano, bastante parecido com o nosso cavaquinho. O instrumento foi adotado por internautas de todo mundo e o YouTube está cheio de vídeos de gente tocando no ukulele versões de músicas famosas. Julia tornou-se a estrela entre eles. Veja só por que, nessa versão de All my loving, dos Beatles.





Julia Nunes tem só 20 anos. Tem um belo rosto e olhos azuis, mas é gordinha e provavelmente teria que emagrecer antes de virar um ídolo. Hoje, ela é um ídolo do jeito que é e gosta de ser, tocando músicas na frente de seu computador com seu ukulele. O mais contagiante é o jeito que ela sorri enquanto toca, e como parece sinceramente feliz com o que está fazendo. O resultado é que quase 100 mil pessoas assinam seu canal no YouTube e seus pouco mais de sessenta vídeos tiveram nada menos que 20 milhões de acessos. Entre outras versões fofas que ela fez estão L-O-V-E (sucesso na voz de Nat King Cole), Accidentally in love (Counting Crows, da trilha sonora do desenho Shrek) e You’re my best friend (Queen). Ela gravou dois CDs independentes só com músicas próprias, e seu maior sucesso é esse aí embaixo. Chama-se Into the sunshine e já foi visto quase dois milhões de vezes.





Seu próximo show será no festival Bonnaroo, no Tennessee, eleito o melhor festival de música no ano passado pela revista Rolling Stone. No mesmo lugar, entre 11 e 14 de junho, estarão tocando Bruce Springsteen, Elvis Costello e Beastie Boys, entre muitos outros. Será a maior apresentação que já fez até hoje.

Abençoada seja a internet. Post dedicado a Martha Mendonça, que espantou-se quando pesquisou All my loving, música que sua filha Aninha adora, e encontrou a versão de Julia Nunes antes mesmo dos Beatles ou Paul McCartney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário