Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quarta-feira, 27 de maio de 2009

SPFW quer cota de 10% de modelos negros em desfiles

Decisão é resultado de acordo com Ministério Público.
Organizadores devem sugerir contratação para estilistas.
Foto: Daigo Oliva/G1

Modelo negra desfila em edição da SPFW

A organização da São Paulo Fashion Week (SPFW) assinou nesta quarta-feira (20) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual no qual se compromete a incentivar o aumento do total de modelos negros nos desfiles da semana de moda. Pelo documento, os organizadores assumem o compromisso de sugerir às grifes a contratação de pelo menos 10% de modelos negros, afrodescendentes ou indígenas.

Segundo o MP, o TAC é resultado de um inquérito civil instaurado pelo Grupo de Atuação Especial de Inclusão Social (GAEIS). A SPFW terá que sugerir aos estilistas, com o mínimo de 15 dias de antecedência a cada edição, a contratação dos modelos negros. A organização também terá que encaminhar ao MP, 30 dias após cada edição, a comprovação de que o TAC foi respeitado.

O termo prevê multa de R$ 250 mil caso a organização do evento descumpra qualquer cláusula do acordo. O compromisso tem o prazo de dois anos. Segundo o MP, caso alguma grife não possa seguir a recomendação, ela deverá apresentar uma justificativa.

O TAC é resultado de um inquérito civil instaurado em janeiro do ano passado, após a constatação do MP de que os desfiles da SPFW tinham um número reduzido de modelos negros, afrodescendentes ou indígenas. Foram ouvidos no inquérito os organizadores do evento, donos de agências de modelos e estilistas.

A semana de moda acontecerá entre os dias 15 e 22 de junho, na Bienal do Parque do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário