Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Crítica premia filme de Hanecke e cria 'antiprêmio' para Lars von Trier

'Das weisse band' foi eleito melhor filme por jornalistas internacionais.
O polêmico 'Anticristo' foi chamado de o 'mais misógino' da competição.
Foto: Divulgação
Divulgação
Cena de 'Das weisse band', de Michael Haneke

O austríaco Michael Hanecke recebeu neste sábado (23) o prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci, em francês) de melhor filme da mostra oficial do Festival de Cannes por "Das weisse band".

"Não é o primeiro prêmio Fipresci que recebo, mas este foi o primeiro que ganhei quando tinha apenas 20 anos, com meu filme 'Benny's Video' (1992)", contou Haneke ao receber a premiação.

Com o americano Mike Goodridge como presidente do júri, a Fipresci agraciou, dentro da mostra "Un Certain Regard", o filme romeno "Politist, Adjectiv", de Corneliu Porumboiu.

Além disso, a associação selecionou "Amreeka", uma co-produção entre Estados Unidos, Canadá e Kuwait dirigida por Cherien Dabis, como melhor filme entre as mostras paralelas "A Semana da Crítica" e "Quinzena de Realizadores".

Antiprêmio para o 'Anticristo'

Também foram entregues na mesma cerimônia os prêmios do Júri Ecumênico, que privilegia os filmes com conteúdo voltado para os valores humanos e solidários.

"Looking for Eric", de Ken Loach, foi o vencedor, por "sua aproximação humorística, otimista e humanista da sociedade contemporânea em plena crise", segundo o júri presidido pelo romeno radicado na França Radu Mihaileanu.
Foto: Divulgação
Cena do filme 'Antichrist', de Lars von Trier

"Das weisse band" também ganhou uma menção especial por "incitar a uma maior vigilância diante dos sintomas de nossa violência pessoal, que cria também a base da violência social e política", segundo o júri.

Por fim, o Júri Ecumênico resolveu criar um "antiprêmio", que foi destinado a "Anticristo", do dinamarquês Lars Von Trier, por ser o filme "mais misógino" dentre os exibidos em Cannes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário