Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

terça-feira, 26 de maio de 2009

Dedo verde? Não, dourado

Jan Long acha antiguidades no jardim A jardineira britânica Jan Long, 57 anos, tem colecionado antiguidades que ela descobre enterradas no quintal de sua casa na cidade de Herefordshire. Os achados incluem um anel de diamante, um relógio de ouro do século XIX e moedas.

Há seis anos, quando se mudou para o local, Jan achou o primeiro item no jardim. Ela estava ajeitando as raízes de uma magnólia, quando percebeu ter encontrado algo sob a planta. Cavou e viu que eram garrafas muito antigas. Desde então, descobriu medalhas, broches e pratos chineses. O maior dos objetos encontrados é parte de um arado (ferramenta utilizada para preparar o solo para o cultivo), com pelo menos um século de idade. O mais recente tesouro localizado em meio à terra foi uma coleção de moedas, a mais antiga datando de 1780.

Segundo o jornal Daily Mail, Jan acredita que a idade da casa pode explicar as descobertas. “Essa casa de campo foi construída pelo menos 500 anos atrás”, afirma. Ela não sabe calcular o valor de seus tesouros desenterrados, mas diz que está mais interessada em descobrir as histórias por trás dos itens. “Estou adorando fazer esses achados, e fico ansiosa por saber o que ainda vou descobrir”, completa.

jardim_2.jpg jardim_3.jpg jardim_4.jpg
jardim_6.jpg jardim_7.jpg Clique nas imagens para ampliar

Segundo Jamie Pringle, especialista em ciências da terra da Universidade Keele, pode haver várias razões para os achados de Jan. “Pelo fato de não haver coleta de lixo na época, as pessoas podiam optar por jogar no jardim o que não servia mais, caso das garrafas e dos pratos”, afirma. “Os demais itens de valor podem ter sido escondidos e esquecidos, ou simplesmente pe

Nenhum comentário:

Postar um comentário