Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Pacotão de dúvidas: faça cartões de visita na web e controle agenda no Linux

Colunista responde às dúvidas de tecnologia dos leitores.
Participe da coluna deixando sua pergunta nos comentários.

Hoje a coluna Tira-Dúvidas responde às dúvidas dos leitores. Mas, antes, quero dar a dica de um serviço interessante. O Businesscardstar é um site de criação e impressão de cartões de visita bastante prático.

Ao entrar no site, que não requer cadastro, clique em "get started now". O site irá questionar se você quer se registrar ou se já é registrado - selecione a opção "no thanks” para não se cadastrar. Para salvar seus dados e cartões criados será necessário se cadastrar.

Na sequência, você escolhe um modelo de cartão entre diversas categorias: corporativo (corporate), elegante (elegant), ornamentados (ornate) e outras mais.


Depois de escolher, preencha com seus dados: nome, endereço, telefone, cidade, estado, e-mail e website. Clique em OK, e o cartão será exibido, como na imagem abaixo.

Foto: Reprodução

Site permite criar e imprimir cartões de visita personalizados

Neste ponto é possível reposicionar o texto do cartão, dando um toque mais personalizado. Também é possível editar, através do menu à esquerda, as cores de todos os elementos que aparecem na imagem. Do lado direito, existem as opções de fontes (letras), tamanhos e cores. Se quiser adicionar um novo bloco de texto, use o botão "add text block".

Depois clique em "next step" e escolha o verso do cartão - depois clique novamente em "next step". O site tem uma opção de impressão profissional dos arquivos, restrito ao consumidor americano, e uma versão em PDF. Para abrir, você precisa do Acrobat Reader.

>>>> Compromissos no Linux

Por orientação que peguei aqui no site, passei a usar o Ubuntu como sistema operacional no meu PC. Agora queria usar um software que me permitisse controlar minhas tarefas, tal como no Outlook.

Ribamar Costa

Foto: Reprodução

Calendário do Evolution permite ao usuário controlar seus compromissos

Ribamar, você pode usar o Evolution Mail, que acompanha o Ubuntu, já que ele é muito parecido com o Microsoft Outlook. Ele tem recursos completos na agenda de compromissos, com data, horário, titulo e descrição. É possível montar um agendamento com diversos participantes e também receber alertas antecipados dos compromissos.

Existe também uma ferramenta de gerenciamento de tarefas e memorandos.
Um usuário acostumado com o Outlook pode vir a sentir alguma diferença, mas faz parte de um processo de adaptação a um novo ambiente. Já comentei aqui na coluna sobre a maturidade do Linux e de suas distribuições e ambientes gráficos, que estão cada vez melhores.

>>>> Real Player com qualidade ruim

Quando executo um arquivo de vídeo no Real Player, ele roda com uma qualidade ruim. Em outros programas, porém, o mesmo vídeo roda perfeitamente.

Felipe Damatta

Esse caso merece uma avaliação mais detalhada, mas posso recomendar o seguinte: desinstale o Real Player e faça o download da versão mais atual - RealPlayer 11.


Outra questão importante é manter o PC sempre atualizado com Codecs. Uma forma de fazer isto é baixar os pacotes de codecs disponíveis na internet. O K-Lite é um dos mais famosos, e sua página de downloads tem uma série de opções. Desde a básica, que o fabricante “promete” que traz tudo de que você precisa para tocar os arquivos de vídeo mais populares. Existem também uma versão Mega, que contém uma vasta gama de aplicativos, incluindo um tocador alternativo para arquivos em formato RealMedia.

>>>> Agendas de compromisso

Na coluna de terça-feira, Como usar agenda de compromisso e lista de tarefas para facilitar sua vida, o leitor Maurinho Catiri indicou o site GooSync para efetuar o sincronismo de agenda do Google Calendar com dispositivos móveis. No site é possível sincronizar a agenda com limitação de quantidade de dias a frente (30 dias). A versão paga permite sincronismo de 1 ano, incluindo listas de tarefas e agenda de contatos. O custo anual é de 20 libras (cerca de R$ 62).

>>>> Flash no iPhone?

Algum celular 3G aceita o Adobe Flash Player? Tenho um iPhone e quero acessar o site do berçário da minha filha para ver a câmera, que o Adobe, mas o iPhone diz que não é possível.

Marcos

Diversos celulares, principalmente os smartphones, permitem a instalação e uso do Flash Player para ver conteúdos multimídia. Aparelhos que rodam Windows Mobile e também Symbian têm este recurso, como o Nokia N95.

Esse recurso, porém, não está disponível no iPhone, apesar de ser uma das grandes reivindicações dos usuários. Para maiores detalhes, veja estes dois links: aqui e aqui.

E você, leitor, tem alguma dúvida? Quer ver algum assunto específico aqui na coluna? Não perca tempo e deixe seu comentário. Bom fim de semana a todos.

* Fernando Panissi é especialista em tecnologia e internet, formado em Sistemas de Informação com extensão em gestão. É professor universitário e ministra cursos de extensão em desenvolvimento de sistemas. Vive a internet e suas excentricidades desde 1995 e, nesta coluna, irá compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre os mais variados temas ligados à internet, computação e tecnologia. Também tira as dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário