Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 4 de abril de 2009

Unesp implanta sistema digital de empréstimo em suas bibliotecas

Alunos poderão emprestar livros em um campus e devolver no outro.
Projeto começa pelo campus de Botucatu.
Foto: Flávio Fogueral/ACI/FM/Unesp de Botucatu

Funcionária coleta impressão digital em bibliotecas de Botucatu

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) começou a implantar um programa de identificação digital em suas bibliotecas que permitirá o empréstimo de livros em um campus e a devolução em outro. A universidade tem 32 bibliotecas.

A primeira unidade da Unesp a receber o novo sistema é o de Botucatu. Na fase inicial, é feita a coleta de impressão digital dos alunos e professores da unidade, que tem duas bibliotecas, uma no câmpus de Rubião Júnior e outra na Faculdade de Ciências Agronômicas, na Fazenda Experimental do Lageado. O custo de implantação do programa foi de R$ 65 mil.

Prevista para acontecer em abril, a segunda fase envolverá a identificação dos usuários usando CPF ou a carteira de cadastro na biblioteca. Em seguida, será testado o empréstimo do material por esse novo método.

A partir de julho, os funcionários, entre bibliotecários e técnicos, das outras bibliotecas serão capacitados para operar os leitores biométricos e outros equipamentos. A previsão é que no segundo semestre o novo método de identificação esteja funcionando em todos os campi da Unesp.

Eficácia testada


Segundo a bibliotecária da Coordenadoria Geral de Bibliotecas da Reitoria e responsável pela implantação do sistema, Flavia Maria Bastos, o projeto começou por Botucatu justamente por haver duas bibliotecas diferentes e separadas geograficamente. “Queremos testar a eficácia do sistema antes de passarmos para as outras unidades”, disse.

Atualmente, a Unesp conta com 150 mil usuários cadastrados em suas bibliotecas. Somente a biblioteca do campus de Rubião Júnior concentra 4162 usuários ativos, sendo 2106 alunos de graduação das quatro unidades da universidade (Faculdades de Ciências Agronômicas, Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia e Instituto de Biociências).

Com quase 45 anos de existência, a biblioteca do campus de Botucatu reúne mais de 15 mil títulos de livros, 6.000 teses e 28 mil exemplares de livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário