Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sexta-feira, 3 de abril de 2009

MEMÓRIA DA TV - PROGRAMAS E DRAMATURGIA: MALHAÇÃO

http://betonsecret.files.wordpress.com/2008/08/cd_malhacao_2008.jpg
Período de exibição: 24/04/1995 – NO AR
Horário: segunda a sexta, às 17h30

Trama/ Personagens:
- Malhação estreou em abril de 1995 com a missão de falar sobre questões pertinentes ao universo jovem, como o início da vida sexual, o relacionamento com os pais e com os amigos e as dúvidas em relação ao futuro profissional. A idéia de situar a ação do seriado em uma academia de ginástica surgiu das discussões entre os escritores Andréa Maltarolli e Emanuel Jacobina, quando ambos ainda integravam a oficina de roteiristas da TV Globo.

http://www.emma-bunton.org/marjorie/images/malhacao2006.jpg
- O programa inaugurava um novo conceito dentro da teledramaturgia da TV Globo: um seriado com alguma semelhanças com as soap operas americanas, data de término em aberto e maior flexibilidade para mudanças nas narrativas paralelas e no perfil dos personagens. Em vez da carga dramática característica daquele tipo de produção, o novo seriado tinha uma abordagem leve e bem-humorada para as questões delicadas que pretendia discutir. Desde o início, também, apostou-se na troca de experiências entre atores veteranos e jovens talentos como uma marca registrada.

http://malhacao.globo.com/Novela/Malhacao/download/0,,3732-2,00.jpg
- Nos primeiros anos, a estrutura narrativa de Malhação funcionava a partir de uma divisão semanal. Uma trama começava na segunda-feira e era resolvida na sexta, apresentando um gancho para o tema da semana seguinte. Mais tarde, a ação passou a ser contínua até a conclusão da história no final da temporada. Esse esquema foi abandonado já no segundo ano, em favor de histórias mais prolongadas, sem desfecho imediato.

cabecao.jpg image by colunas_tpch

Nenhum comentário:

Postar um comentário