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segunda-feira, 30 de março de 2009

Utilitários esportivos vão mal em teste de capotagem nos EUA

Sportage e Tucson não suportaram peso no teto em avaliação de resistência

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Utilitários reunidos após avaliação realizada nos Estados Unidos
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Imagem compara Tiguan (esquerda) e Sportage (direita)

Você que gosta ou tem um jipe, fique atento. A robustez destes modelos nem sempre é sinal de segurança. Testes promovidos pelo instituto norte-americano Institute for Highway Safety (IHS) constataram que alguns utilitários esportivos são extremamente perigosos em capotamentos. Entre eles, estão modelos vendidos no mercado brasileiro, como os "irmãos" coreanos Hyundai Tucson e Kia Sportage, que têm com a mesma base. Ambos foram muito mal na avaliação do órgão.

Para Adrian Lund, presidente do IHS, é necessário alertar a população: “Pessoas morrem constantemente em capotamentos e a nossa função é fazer estas avaliações com veículos disponíveis no mercado”, diz. Os testes do instituto têm quatro classificações: bom, aceitável, no limite e fracos.

O utilitário esportivo mais seguro para os motoristas, segundo o IHS, é o Volkswagen Tiguan, que deixou a segunda colocação para o Subaru Forester, ambos classificados como bons. Os modelos aceitáveis são Suzuki Vitara, Chevrolet Equinox, Toyota RAV4, Nissan Rogue e Mitsubishi Outlander. Entre os que estão no limite da segurança encontram-se Ford Escape e Honda CR-V. Por fim, os modelos fracos são Hyundai Tucson e Kia Sportage.

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Nos primeiros testes, Tiguan ficou quase intacto (veja fotos mais próximas abaixo). Ao final, teto do Sportage ficou quase destruído

No teste realizado pelo instituto, os carros recebem pesos variados sobre o teto. Para ser classificado como bom é necessário suportar até quatro vezes o peso do veículo, com a carroceria deformando-se até 5 polegadas. A avaliação é aceitável quando o carro recebe até 3,25 vezes o peso do carro, enquanto a no limite suporta 2,5 vezes. Por fim, os fracos se deformam muito com peso inferior à 2,5 vezes.

O instituto, no entanto, ressalta que os modelos que não obtiveram bom desempenho nesta prova foram bem em outros testes. O próximo passo do IHS é avaliar carros médios, teste que será divulgado no fim do primeiro semestre. De acordo com National Highway Traffic Safety Administration, órgão do governo norte-americano para o trânsito, cerca de 2,5% dos acidentes com automóveis nos Estados Unidos envolvem capotamentos e resultam em cerca de 10 mil mortes por ano.

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Imagens mais próximas, mostram que avaria no Tiguan foi pequena nos primeiros testes

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