Sportage e Tucson não suportaram peso no teto em avaliação de resistência


Você que gosta ou tem um jipe, fique atento. A robustez destes modelos nem sempre é sinal de segurança. Testes promovidos pelo instituto norte-americano Institute for Highway Safety (IHS) constataram que alguns utilitários esportivos são extremamente perigosos em capotamentos. Entre eles, estão modelos vendidos no mercado brasileiro, como os "irmãos" coreanos Hyundai Tucson e Kia Sportage, que têm com a mesma base. Ambos foram muito mal na avaliação do órgão.
Para Adrian Lund, presidente do IHS, é necessário alertar a população: “Pessoas morrem constantemente em capotamentos e a nossa função é fazer estas avaliações com veículos disponíveis no mercado”, diz. Os testes do instituto têm quatro classificações: bom, aceitável, no limite e fracos.
O utilitário esportivo mais seguro para os motoristas, segundo o IHS, é o Volkswagen Tiguan, que deixou a segunda colocação para o Subaru Forester, ambos classificados como bons. Os modelos aceitáveis são Suzuki Vitara, Chevrolet Equinox, Toyota RAV4, Nissan Rogue e Mitsubishi Outlander. Entre os que estão no limite da segurança encontram-se Ford Escape e Honda CR-V. Por fim, os modelos fracos são Hyundai Tucson e Kia Sportage.

O instituto, no entanto, ressalta que os modelos que não obtiveram bom desempenho nesta prova foram bem em outros testes. O próximo passo do IHS é avaliar carros médios, teste que será divulgado no fim do primeiro semestre. De acordo com National Highway Traffic Safety Administration, órgão do governo norte-americano para o trânsito, cerca de 2,5% dos acidentes com automóveis nos Estados Unidos envolvem capotamentos e resultam em cerca de 10 mil mortes por ano.

Nenhum comentário:
Postar um comentário