Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 24 de janeiro de 2009

Governo levará Lula e 12 ministros ao Fórum Social Mundial

Depois de gastar R$ 77, 5 milhões por meio de convênios com o estado do Pará para ajudar na realização do 9° Fórum Social Mundial em Belém, o governo federal estará bem representado no evento. Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, doze ministros irão participar dos debates com os movimentos sociais. O Fórum será realizado de 27 de janeiro a 1° de fevereiro na capital paraense.

O coordenador da participação do governo no Fórum, o secretário-geral da Presidência, ministro Luiz Dulci, destaca que os ministros e o presidente foram convidados pelas entidades para comparecer ao evento e que não há interferência do governo nas atividades do Fórum. Ele destaca que em todas as edições o governo Lula esteve representado.

O principal tema do fórum em 2009 é a crise internacional, mas entre os ministros brasileiros que vão à Belém não estão os principais responsáveis pela política econômica, Guido Mantega (Fazenda) e Paulo Bernardo (Planejamento), nem o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Dulci não soube dizer se os colegas foram convidados, mas destacou que, geralmente, só os ministros da área social participam. Meirelles, no entanto, é presenca confirmada em Davos, na Suiça, para o Fórum Econômico Social, "rival" do Fórum Social Mundial.

O principal compromisso do presidente Lula será um debate junto com os presidentes Evo Morales (Bolívia), Hugo Chávez (Venezuela), Rafael Correa (Equador) e Fernando Lugo (Paraguai). Eles participarão de um painel sobre a “América Latina e o desafio da crise internacional”.

Dulci diz não temer questionamentos à política social do governo Lula no evento de Belém. “A imensa maioria dos movimentos que tem lá valorizam o Brasil como exemplo de avanço social. Se aparecer algum questionamento será em um tema ou outro”. Na última edição realizada no Brasil, em 2005, em Porto Alegre (RS), o presidente Lula discursou entre aplausos e vaias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário