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quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Google fracassa na venda de publicidade em jornais

O Google anunciou em seu blog que vai cancelar um programa de venda de publicidade em jornais porque ele não está faturando o suficiente. A decisão da empresa representa um passo para trás nos esforços de conseguir expandir sua experiência em comercialização de anúncios para outros meios.

Com apenas 2 anos de vida, o Print Ads deixará de existir em 28 de fevereiro. À época de seu lançamento, o objetivo do programa era ajudar os jornais a ganhar dinheiro ao convencer anunciantes do Google a anunciar suas atividades também no meio impresso.

Segundo o porta-voz da companhia, Brandon McCormick, o impacto causado não foi o esperado e foi decidido que os esforços se concentrariam em realizar a missão de maneira rápida e efetiva utilizando ferramentas online. Apesar do encerramento, os clientes do serviço que tiverem reservado campanhas podem colocar anúncios até o dia 31 de março, conforme informa o blog.

De acordo com a Reuters, o problema com o serviço pode ser considerado um raro fracasso para o Google, que fez sua reputação com base no domínio de negócios de publicidade online.

O Google e os jornais enfrentam um mercado atingido pela crise financeira mundial. A empresa, uma potência no mercado publicitário que vem expandindo seu alcance enquanto a mídia impressa tradicional perde terreno, chegou a anunciar a demissão de 10 recrutadores de pessoal e o fechamento de três escritórios de engenharia.

Dados da Newspaper Association of American mostram que as vendas de publicidade dos jornais em papel foram de 42,2 bilhões de dólares em 2007, ante um pico de 48,7 bilhões de dólares em 2000.

O analista da Collins Stewart que cobre o grupo, Sandeep Aggarwal, afirmou que até mesmo uma empresa jornalística pura encontra dificuldades para sobreviver nesse mercado e que para o Google, não existem oportunidades materiais de receita em curto prazo.

O porta-voz do Google não informou quanto dinheiro a empresa e seus parceiros jornalísticos esperavam ganhar com o programa Print Ads.

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