Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Informações em redes sociais podem ajudar ladrões no assalto a casas

Internautas divulgam planos de viagem para feriados e finais de semana.
Além disso, publicam dados que permitem a identificação das residências.

Usuários do Facebook entusiasmados com a chegada do próximo feriado podem não apenas estar compartilhando informações sobre suas viagens com os amigos, mas também com potenciais assaltantes, alerta uma seguradora. Com isso, facilitam a ação de criminosos que desejam assaltar casas.

Uma pesquisa com 2.092 usuários de mídia social realizada pela empresa britânica Legal & General descobriu que quase quatro em cada dez pessoas que utilizam redes sociais, ou 38%, publicam detalhes de planos para o feriado, e 33% divulgam informações sobre um final de semana fora de casa.

"Isso representa um sério risco à segurança da casa e dos pertences do indivíduo", afirma a seguradora. No relatório "O criminoso digital", a Legal & General informa que as pessoas usam sites de mídia social para se conectar com outras que são essencialmente desconhecidas, o que pode fornecer dados para potenciais ladrões.

Convites

Para testar quão rapidamente as pessoas aceitam "amigos" on-line, a pesquisa, conduzida pela Opinion Matters, envolveu o envio de cem solicitações a estranhos selecionados por acaso. No total, 13% das pessoas aceitaram o convite no Facebook e 92% no Twitter, sem qualquer checagem.

O levantamento também descobriu que quase dois terços daqueles com idade entre 16 e 24 anos, ou 64%, compartilham seus planos para o feriado com os usuários mais jovens.

Segundo a pesquisa, os homens são bem relaxados na hora compartilhar informações on-line, com 13% incluindo o número do celular no perfil, contra 7% das mulheres. Entre os homens, 9% também divulgaram o endereço, enquanto apenas 4% das mulheres o fizeram.

"Essa reação pode resultar em um completo estranho obtendo detalhes sobre interesses, localização e movimentos da pessoa dentro e fora de casa", afirma a Legal & General.

Nenhum comentário:

Postar um comentário