Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Teste vocacional auxilia na escolha profissional

Todo ano 800 mil alunos desistem da universidade. A segunda reportagem da série especial sobre vestibular mostrar alguns caminhos para o jovem acertar na escolha.

Todo ano 800 mil alunos desistem da universidade. Vamos mostrar alguns caminhos para o jovem acertar na escolha.

André chegou a passar no vestibular para agronomia, mas foi no primeiro emprego que descobriu a vocação. Este ano ele vai fazer vestibular para relações públicas.

“Aqui que eu percebi que eu tinha facilidade para falar, para manter contato, relacionar com as pessoas”, diz André Dias Nogueira Bueno, analista de recursos humanos.

André poderia ter evitado a mudança e o estresse que ela gerou se tivesse seguido um conselho simples: “Conhecer o perfil dele pra ver se o perfil dele adequa com o perfil daquele profissional e conhecer as profissões, que eu acho que é o básico. Ele tem que conhecer”, comenta Simone Maria Machado da Silveira, psicóloga escolar.

Pesquisar nas páginas das universidades na internet é outro conselho dos orientadores. “Que disciplinas eles vão estudar, até para poder fazer esse mapeamento: tem muita coisa que eu não gosto?”, diz Marisa Tavares, orientadora vocacional.

A maioria das escolas particulares e algumas públicas oferecem esta orientação. “Você acaba descobrindo pra que você é mais voltado, do que você gosta mais. Qual área te interessa mais”, diz Laís Moisés Salim Kilson, 17 anos.

Os testes também mostram as carreiras que estão em expansão, exigências e como está o mercado de trabalho de cada profissão.

“Eu tava com uma dúvida muita grande entre Direito e Medicina. Consegui decidir, Direito”, diz Artur Bacha, 17 anos.

Walter espera encontrar o caminho na orientação profissional que é feita de graça pela universidade onde ele vai prestar vestibular. Muitas instituições oferecem o serviço
Tudo começa com uma conversa com a psicóloga.

“Você diria que tem clareza sobre as coisas que gosta?”, pergunta a psicóloga.

“Clareza sim, agora a dificuldade mesmo é decidir o que eu gosto mais e o que eu gosto menos”, responde.

“Parece que é uma incompetência pessoal e não é. É um momento de angustia pra grande parte dos jovens, no entanto alguns lidam com a angustia fazendo uma escolha pouco refletida e pronto”, afirma a psicóloga.

Uma opção que pode ajudar na escolha profissional é participar dos programas de visita oferecidos por algumas universidades para conhecer melhor os cursos.

No laboratório ficou mais fácil entender como funciona um consultório de dentista.
“O curso de odontologia são nove períodos. Depois da graduação, você vai completar a sua vida profissional com cursos de aperfeiçoamento, especialização”, comenta Margareth Teixeira Frenandes, dentista – PUC Minas.

“Não tinha nenhuma idéia de como que fosse a escola de odontologia. Todo mundo passa por dentistas e tal e não imagina o trabalho que tem”, diz Luisa Itabaiana, 16 anos.

Visitar empresas também pode ajudar o candidato a escolher uma carreira. É uma oportunidade de conhecer o dia a dia dos profissionais. Uma turma veio descobrir como é o trabalho de quem optou pela mineração.

“Com relação a salário. Pode variar de R$ 2 a R$ 12 mil, mas como eu disse quanto mais especializado maior o seu retorno financeiro”, diz uma representante.
“Normalmente você vai trabalhar isolado numa floresta num deserto numa região gélida. Você vai ter que subir em equipamentos em grandes alturas se você tem vertigem você pode passar mal. Numa mina subterrânea e tiver claustrofobia, você vai passar mal”, diz outro.

Mesmo amando a natureza a engenharia de mineração saiu definitivamente da lista de Bárbara. “Muito pesado. Meu negócio não é nada disto. Quero pro mar cuidar dos peixes das tartarugas”, diz ela.

Para Otávio a certeza. A onda dele é mesmo esta. “Fiquei mais interessado agora . Que eu não conhecia direito. Mineração é a minha praia”, diz Ótavio Augusto de Souza, estudante.

Clique nos links abaixo e faça testes vocionais online sugeridos pela orientadora vocacional.

http://www.carlosmartins.com.br/testevocacional.htm

http://www.ikwa.com.br/vocational_test/professional

Nenhum comentário:

Postar um comentário