Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 23 de maio de 2009

Wolfram Alpha está funcionando!

wolfram-team.jpg


Às 23h34 Stephen Wolfram apertou um botão e o sistema entrou em funcionamento (cerca de dez minutos depois disso no Brasil). Divirtam-se fazendo perguntas à ferramenta online que promete mudar a forma como você vai pesquisar informações do mundo real na internet. Porque para pesquisar o conteúdo da internet nada, até hoje, substitui o Google.

http://www.wolframalpha.com/

É a primeira vez que um site desse tamanho tem um lançamento acompanhado ao vivo. Poderia dar tudo errado, mas a única coisa errada foi a demora. A transmissão estava marcada para as 21h, mas só começou de fato 21h30, com todos os presentes no chat da transmissão “gritando” em letras maiúsculas “WE WANT WOLFRAM!” (”NÓS QUEREMOS WOLFRAM!”). A transmissão começou com alguns vídeos que mostraram como tudo funciona (a sala dos servidores, a sala das baterias de energia) e algumas entrevistas foram feitas para apresentar as pessoas por trás do empreendimento. O centro de comando (primeira foto do post) parece aquele dos filmes da NASA. Só duas horas depois todo mundo pôde brincar de pesquisar - pelo menos foi o que eu fiz. Apesar de estar tudo funcionando, o lançamento oficial ao público será apenas na segunda-feira, dia 18.

Parece a mim que o Wolfram Alpha é uma caixa que precisa ser cheia com informações. Eles organizam tudo de uma forma inacreditável, e rápida. Só que “tudo” é o que eles têm de informação nos servidores. Quase nenhuma informação brasileira, por exemplo. Aliás, as buscas são feitas somente em inglês por enquanto.

O momento em que Stephen Wolfram, o criador do site, coloca ele no ar:


watudo-funcionando.jpg


Uma pesquisa tatibitati: “Por que o céu é azul?”.


wa-por-que-o-ceu-e-azul-2.jpg


Como sei que está chovendo no Rio de Janeiro nesse exato momento, perguntei isso para eles. A resposta foi precisa, e ainda com uma previsão para amanhã:


wa-esta-chovendo-no-rio.jpg


Outra coisa legal é que todas as respostas podem ser salvas no computador em PDF. Basta um clique. Fiz uma pesquisa com a palavra “Brazil” e pedi a resposta em PDF. Eles fizeram um documento de cinco páginas sobre o país, com dados como a população, o PIB e a localização geográfica.

Agora é sua vez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário