Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quarta-feira, 20 de maio de 2009

“Odeio gente burra”

Marlene Mattos, fiel escudeira de Xuxa durante 20 anos, volta à tv depois de quase cinco anos fazendo trabalhos discretos para pagar as contas. Revela que, mesmo passando por aperto financeiro, recusou mais de 1 milhão de reais para escrever uma biografia da apresentadora. E garante que nem a idade nem a perda do poder mudaram muito seu temperamento intempestivo
AgNews
Após quatro anos e meio longe da televisão, Marlene Mattos está de volta. De uma família humilde da pequena São José de Ribamar, no Maranhão, Marlene tornou-se conhecida do público por ser, durante 20 anos, empresária, diretora e melhor amiga da apresentadora Xuxa, cuja carreira ela administrou com rédea curta. Aos 58 anos, ela estreia no SBT, na direção do novo programa do cantor e vereador Netinho, o Show da Gente.

O ar seguro e austero que lhe rendeu a fama de brava e explosiva só dá lugar a uma leve hesitação quando o assunto é Xuxa ou a afilhada, Sasha, com quem ela afirma não ter mais contato. Em entrevista a QUEM, Marlene falou sobre a vida longe da televisão, os problemas financeiros que enfrentou, o que sobrou de sua relação com Xuxa e a fama de controladora. “Eu fui pesada, grosseira, intolerante com algumas pessoas. Hoje sou um pouquinho mais tolerante”, afirma.

QUEM: Vai ficar definitivamente em São Paulo?
MARLENE MATTOS:
Eu não tenho nada definitivo na minha vida, graças a Deus. Estou ficando aqui. Eu tenho um clube no Rio que dois parceiros meus arrendaram com a promessa de que eu iria cuidar, o Clube Ginástico Português. Enquanto eu ficar à frente do programa do Netinho, vou me dividir. Mas minha casa é no Rio.

QUEM: Você estará na direção apenas provisoriamente, então?
MM:
Como eu disse, nada é definitivo. Eu aceitei implantar o programa porque minha relação com o Netinho é antiga. Sempre que a gente se encontra, ele diz: “Má, vamos trabalhar juntos um dia”. E eu queria muito que a nova oportunidade que ele teve fosse um programa que falasse com vários públicos e ficasse muito focado na raça dele. Estamos em novos tempos, ele tem que abrir, trabalhar para quem gosta de televisão, para quem gosta dele, não é para negro ou branco. Ele tem que falar com um público maior. Não sei quanto tempo vai durar, o Netinho sabe que eu tenho esse compromisso no Rio. Se eu puder me dividir, tudo bem, mas se o programa necessitar que eu venha para cá de segunda a sexta-feira, eu não posso.

“TIVE ALGUNS MOMENTOS DIFÍCEIS, MAS NÃO TENHO A QUEM CULPAR A NÃO SER A MIM MESMA. INVESTI EM COISAS QUE NÃO DERAM CERTO.”

QUEM: O que gosta de fazer quando não está trabalhando?
MM:
Gosto de jogar buraco, tranca, gosto de ir ao cinema, adoro filmes. Gosto de filmes antigos de ação, gostei muito de Quem Quer Ser Um Milionário?, por causa da história, mas também gosto de ver filmes como Antes de Partir, com o Jack Nicholson; me emociona, me faz refletir. Eu gosto de estar com os amigos.

QUEM: O que fez nestes mais de quatro anos em que ficou afastada da TV?
MM:
Muita coisa, senão não conseguia pagar as dívidas. Fui gerente de marketing de shopping, fiz assessoria de marketing para algumas pessoas, criei formato de programas... É que eu sou discreta.

QUEM: Passou por dificuldades financeiras?
MM:
Tive alguns momentos difíceis, mas não tenho a quem culpar a não ser a mim mesma. Investi em coisas que não deram certo.

QUEM: Na hora da dificuldade, as pessoas que a bajulavam na época da Xuxa foram solidárias?
MM:
Nunca me deixei bajular. Eu sabia o que as pessoas que estavam a minha volta queriam. Nunca quis saber de onde chegavam os convites. Você não me vê por aí, não gosto. Então, as pessoas me convidavam, mas eu nunca aceitava. Se fosse uma pessoa que gostasse de baladas, de festas, de aniversários, eu teria morrido de depressão. Então, não sei se os convites diminuíram ou não, porque nem dou atenção a eles. As pessoas de que gosto me convidam diretamente. Eu não percebi quem se afastou porque as pessoas importantes continuaram do meu lado. E nesse tempo eu pude conhecer novas pessoas. Algumas pessoas que deixaram de estar na minha vida não são importantes.

QUEM: Tem arrependimento de suas atitudes na época?
MM:
Eu sempre fui muito explosiva.

QUEM: Seu temperamento abrandou?
MM:
Não, continuo a mesma. Estou mais velha, e talvez um pouco mais lenta. Hoje sei que tenho controle sobre o que eu sinto, o que eu sou. Mas tem algumas coisas que despertam uma coisa ruim que tenho dentro de mim – o mau humor, a falta de paciência. Tem uma hora que fico irada mesmo. Odeio gente burra, odeio gente prepotente, arrogante. Dizem que as pessoas odeiam as coisas que elas são, mas eu não sou isso. Tenho certeza, eu pergunto aos meus amigos e até aos inimigos: “Eu sou uma pessoa arrogante?” E eles dizem: “Não”. Quando as pessoas são incompetentes, elas são arrogantes, prepotentes, se defendem com arrogância e prepotência. Esse tipo de pessoas, eu passo por cima delas.

QUEM: Mesmo passando dificuldade, é verdade que você recusou 1 milhão de reais para fazer uma biografia da Xuxa?
MM:
É verdade. Era até mais dinheiro do que isso. Eu não tenho pretensão de escrever sobre minha vida. Escrever sobre a vida da Xuxa é escrever sobre minha vida também. E eu não quero minha vida exposta.

QUEM: Não vê possibilidade de retomar o contato?
MM:
Não. Mas não ficou mágoa. Não ficou nada.

QUEM: Por que romperam?
MM:
Talvez a gente não tenha rompido, talvez seja isso.

QUEM: Você pode explicar melhor?
MM:
Eu não quero falar sobre isso.

QUEM: Sente falta de falar com Xuxa?
MM:
Como eu disse, a Xuxa é minha melhor amiga do passado. Mas está no passado.

QUEM: Não sente falta da Sasha, sua afilhada?
MM:
Não. Eu tenho outros afilhados. (pausa longa) Não que eu não sinta falta, mas é que a gente tem que aprender a sentir falta só de quem sente falta da gente.

“XUXA FOI A PESSOA QUE MAIS AMEI NA VIDA DEPOIS DE MINHA AVÓ. NUNCA VOU TER VERGONHA DE DIZER ISSO. EU ESTAVA À DISPOSIÇÃO DELA 24 HORAS, POR AMIZADE. TIVE UMA RELAÇÃO DE AMOR COM A XUXA. NÃO TEVE SEXO.”

QUEM: E você acha que a Xuxa e a Sasha não sentem?
MM:
Não sei, não posso responder por elas. Mas, como eu disse, ela é minha melhor amiga lá do passado e eu quero que fique lá, no passado. Eu quero ter as melhores lembranças.

QUEM: Não vê nenhuma possibilidade de falar com ela novamente?
MM:
Dizem que nunca é uma noite que não amanhece. Vamos ver. Deixa o tempo resolver. Eu não tenho mágoa nenhuma da Xuxa. Eu não alimentei. Quando a gente alimenta, floresce, fica grande, e eu não fiz isso.

QUEM: Qual foi o momento mais difícil de sua vida?
MM:
Foi quando minha avó morreu. Eu estava no Rio, não pude ir ao Maranhão, precisei dizer às pessoas: “Enterrem minha avó”.

Carlos Ivan
O passado: Marlene e Xuxa no programa de Hebe Camargo, em maio de 2000
QUEM: Dizem que sua parceria com a Xuxa era a fórmula perfeita. Você acha que vai conseguir repetir algo assim?
MM:
Não sei, talvez eu nem tenha mais idade para isso. A gente tem que saber a hora de parar. Quando a gente é jovem, é mais ousada. Hoje vejo quanta coisa legal eu fiz, fui vanguardista. Não sei se hoje eu correria tanto.

QUEM: Te incomoda sempre retomarem o assunto Xuxa com você?
MM:
Não me incomoda, não. É como você ter um filho muito talentoso, você vai ouvir todo mundo falando: “Ah, é a mãe do filho talentoso”. As perguntas sobre ela não me irritam, mas eu acho que elas não têm mais sentido. O que sei é que eu fiz um bom trabalho. E sei que voltar é me expor novamente às críticas. Mas nunca tive medo de nada, eu nasci lá no fim do mundo e vim para o Rio em busca de melhorar minha vida. Eu até queria ter mais medo, mas não tenho. A única coisa que peço a Deus é que me dê inspiração para poder criar, dizer coisas legais. Neste momento, eu quero ser útil ao Netinho, quero colocar meu conhecimento à disposição dele.

QUEM: Como você lidou com o assédio da imprensa durante estes anos todos, com os boatos de que sua relação com Xuxa ia além do profissional?
MM:
As pessoas têm muito medo de lidar com suas emoções, com sua forma de dizer que gostam de alguém. É muito triste alguém que não tem capacidade de fazer amigos. Para que essa pessoa veio ao mundo? Não tem que viver, ela não representa nada. Mesmo sendo considerada dura, eu ligo para meus amigos, quero saber como eles estão. Posso estar no meio de um monte de trabalho, mas, se um amigo precisa falar comigo, eu paro tudo. A Xuxa foi a pessoa que eu mais amei na minha vida depois de minha avó. Eu nunca vou ter vergonha de dizer isso. Eu estava à disposição dela 24 horas, por amizade. Se as pessoas não se permitem ser amigas de verdade, eu lamento muito. Tive uma relação de amor com a Xuxa, eu não tive uma relação sexual. Não teve sexo. E eu tenho essa relação com os meus amigos. Eu tenho amizades de 30 anos. Sinto muito se as pessoas não têm, mas eu tenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário