Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Oficial: Justiça envia advertência ao SBT por causa do choro de Maisa

Após o incidente, ocorrido no quadro Pergunte Para Maisa, do Programa Silvio Santos, do SBT no último domingo (17), o Ministério da Justiça entrou em ação. Na ocasião, a menina Maisa chorou, ao bater a cabeça em uma câmera. E ela já havia chorado na semana anterior, quando o apresentador chamou um menino com maquiagem de monstro, deixando-a apavorada. Os fatos foram a gota d´água para a justiça, que enviou, na terça-feira (19), uma advertência ao SBT.

Trata-se, a princípio, de uma medida preventiva para que incidentes semelhantes não mais ocorram com Maisa, sob pena de punição, como a reclassificação da atração.

O órgão avalia como inadequado o comportamento de Silvio Santos com relação à menina, no quadro Pergunte à Maisa. O argumento é de que a apresentadora mirim é exposta a situações 'constrangedoras ou degradantes', agravadas pelo fato de se tratar de uma criança'. Assim, o Programa Silvio Santos ainda poderá sofrer uma reclassificação e não ser exibido antes das 20h.

Procurada pelo site O Fuxico, a assessoria do SBT informou que a emissora não havia recebido a referida advertência até a tarde desta quarta-feira (20), mas que também não irá se pronunciar sobre o caso.

Em nota enviada a O Fuxico, a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça fez o seguinte esclarecimento:

"A equipe de monitoramento da SNJ (Secretaria Nacional da Justiça), nos domingos de maio (dias 3, 10 e 17), identificou que o quadro 'Pergunte para Maísa' apresentou situações que podem caracterizar inadequações, de acordo com o Manual da Classificação Indicativa. Nas referidas situações, a menina Maísa, de seis anos, é exposta a situações 'constrangedoras ou degradantes' que seriam agravadas pelo fato de se tratar de uma criança", esclareceu o órgão público.

Contudo, os fatos apresentados até o momento não são suficientes para motivar a reclassificação imediata do quadro:

"Isso porque as inadequações encontradas estão diluídas ao longo de quatro horas e meia de programa", explica a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça.

Independente deste fato, a Secretaria Nacional de Justiça já enviou a advertência à emissora, informando que a recorrência de tais inadequações pode elevar a classificação do programa para 'Não recomendado para menores de 12 anos', justamente por conter “exposição de pessoas a situações constrangedoras, com o agravante de envolver uma criança 12 anos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário