Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Visitantes se encantam com cachoeiras da Chapada dos Veadeiros

A água em abundância e os paredões rochosos produziram cachoeiras de todos os tamanhos. São pelo menos dez.

Cavalcante é uma cidade do nordeste goiano que fica na Chapada dos Veadeiros, uma região de cerrado, rica em nascentes de rios.

“É um ponto crucial, culminante do Planalto Central, que vai abastecer grande parte do território nacional”, aponta o secretário de turismo de Cavalcante João Bittencourt.

A água em abundância e os paredões rochosos produziram cachoeiras de todos os tamanhos. São pelo menos dez. O ponto de partida para conhecer outras cachoeiras é a Reserva dos Calungas, descendentes de escravos que fundaram um quilombo no meio da chapada. Só é permitido entrar com guia.

A reserva tem 258 mil hectares de extensão e é fácil se perder, já que não há placas. De carro, não se pode fazer todo o trajeto. São quatro quilômetros de caminhada até a cachoeira. Durante o trajeto, é possível encontrar animais do cerrado e até tocar neles.

Após um hora, chegamos à Cachoeira Santa Bárbara. Não é a altura, mas a cor da água que atrai o turista. É um lugar que foi preservado intacto durante séculos pelos remanescentes de escravos e que foi aberta para a visitação nos últimos anos.

“É um lugar impressionante, maravilhoso. Não tem como vir e não querer voltar”, diz o auditor contábil Diego Toledo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário