Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

terça-feira, 7 de julho de 2009

FIM DO EMBARGO: CUBA PODERÁ VOLTAR A FAZER PARTE DA OEA

Resolução que barrava a ilha foi suspensa por aclamação.
País estava fora da organização desde 1962 por pressão dos EUA.

A OEA (Organização dos Estados Americanos) deixou sem efeito nesta quarta-feira (3) a resolução que excluiu Cuba da organização em 1962.

A nova resolução da assembleia, aprovada por unanimidade, abre as portas para que a ilha seja reintegrada à entidade.

Leia a íntegra do texto

Ela foi tomada por representantes dos 34 países na cidade hondurenha de San Pedro Sulá.

Agora, cabe a Cuba a iniciativa de aceitar ou não a volta à entidade. Antes da decisão, o governo cubano vinha dizendo não ter interesse em retornar.

A OEA estava envolvida em um debate sobre a readmissão de Cuba. Os países latino-americanos argumentam que a decisão é uma maneira de estimular a reaproximação entre o regime comunista cubano e os EUA, agora sob a administração democrata de Barack Obama.
Foto: Reuters

Diplomatas dos países latino-americanos posam para a foto oficial do encontro da OEA na terça-feira (2) em Honduras.

Os cubanos haviam sido expulsos da organização por terem aderido ao bloco comunista, por conta da pressão norte-americana, ainda no contexto da Guerra Fria.

Uma corrente liderada pelos EUA defendia a volta da ilha, mas condicionava-a ao cumprimento das resoluções da organização. Após a aprovação da resolução, o Departamento de Estado norte-americano disse que o retorno de Cuba está condicionado a "respeito de princípios, objetivos democráticos e dos direitos humanos".

A Carta da OEA estabelece que seus integrantes sejam países com regimes democráticos, representativos e pluralistas.

Já Venezuela, Nicarágua, Bolívia e Honduras não aceitavam a imposição de condições para o retorno.

"A Guerra Fria acabou neste dia em San Pedro Sula", clamou o presidente hondurenho, Manuel Zelaya, depois da aprovação.

O embaixador do Brasil na Organização de Estados Americanos (OEA), Ruy Casaes, congratulou-se com a anulação de "uma relíquia que remontava àquela época" - uma decisão adotada quase 20 anos depois do fim da Guerra Fria.

"Não estamos interessados em velhas batalhas ou viver no passado", afirmou o encarregado para a América Latina do Departamento de Estado, Thommas Shannon, que chefia a delegação americana, depois da partida da secretária de Estado, Hillary Clinton.

Shannon afirmou que a decisão e os passos concretos já dados pelo governo de Barack Obama para aproximar-se de Havana em meses passados "representam a maior mudança de nosso enfoque sobre Cuba nos últimos 40 anos".

"Não existem mais tabus dentro da OEA, todos os assuntos podem ser debatidos" depois desta quarta-feira, destacou o chanceler do Uruguai, Gonzalo Fernández.

O chanceler Nicolás Maduro da Venezuela afirmou que este dia marcará o início de "um novo tipo de relação entre as elites dos Estados Unidos e de nossos povos", citando conflitos de Washington com povos da América Latina.

Fidel critica

Mais cedo, antes da aprovação, o ex-presidente cubano Fidel Castro afirmou em texto que a OEA é "cúmplice" de crimes contra o seu país.

"A OEA foi cúmplice de todos os crimes cometidos contra Cuba," disse Fidel no artigo publicado pela imprensa oficial da ilha, sob o título "O Cavalo de Troia." "Em um momento ou outro, a totalidade dos países da América Latina foram vítimas das intervenções e agressões políticas e econômicas. Não há um só que possa negá-lo."

No artigo, Fidel, que se afastou do poder desde 2006 por motivos de saúde, acusa a OEA de ter apoiado "o neoliberalismo, o narcotráfico, as bases militares e as crises econômicas."

"A ignorância, o subdesenvolvimento, a dependência econômica, a pobreza, a devolução forçosa dos que emigram (...), o roubo de cérebros e até as armas sofisticadas do crime organizado foram as consequências das intervenções e do saque procedentes (da América) do Norte," disse Fidel.

"Cuba, um pequeno país, demonstrou que se pode resistir ao bloqueio e avançar em muitos campos e inclusive cooperar com outros países," acrescentou Fidel, para quem a OEA é uma organização "repugnante e infame."

Nenhum comentário:

Postar um comentário