Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quarta-feira, 8 de julho de 2009

ANEMIA? Chá e café podem diminuir absorção de ferro no organismo, dizem especialistas

Pesquisa foi feita com americanos que fizeram refeição com bebidas.
Efeito, no entanto, não é muito grande e traz poucos riscos reais.
omar chá pode diminuir os níveis de ferro no corpo?

Com seus antioxidantes em abundância e níveis relativamente moderados de cafeína, o chá é uma das bebidas mais saudáveis que existem. No entanto, dizem que beber chá bloqueia a absorção do ferro dos alimentos, podendo causar deficiência do elemento.


Foto: Leif Parsons/NYT

O chá pode ter um efeito sobre os níveis de ferro no organismo

Estudos mostraram que existe um pouco de verdade nessa afirmação. Compostos do chá, chamados de taninos, podem aderir aos minerais e reduzir a capacidade do copo de absorvê-los. Embora isso possa diminuir os níveis de ferro no corpo, estudos também descobriram que os impactos não são tão fortes.
Em um estudo, cientistas examinaram os efeitos da seguinte forma: pediram que participantes comessem uma refeição típica – uma carne, feijão e purê de batata – e depois mediram os níveis de ferro quando a refeição estava acompanhada de diversas bebidas. Quando os participantes comiam a refeição com chá, havia uma redução de 62% na absorção do ferro. Beber café resultava em uma redução de 53%. O suco de laranja aumentava a absorção do elemento em cerca de 85%.

No entanto, há um porém. O café e o chá afetavam somente os níveis de ferro não-hemo, o mesmo encontrado em grãos e vegetais. O ferro hemo, encontrado em carnes, peixes e aves, não foi afetado. Pelo fato de que a maioria dos americanos geralmente ingere mais ferro através da alimentação do que o necessário, uma ou duas xícaras diárias de café ou chá têm pouca probabilidade de causar baixos níveis de ferro no corpo.

Assim, componentes presentes no café e no chá podem afetar a absorção de ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário