Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

terça-feira, 7 de julho de 2009

Blogs reúnem fotos "do baú"

Algumas das páginas de maior sucesso na rede têm uma ideia simples: reunir fotos de anônimos em situações inusitadas. Conheça os sites do gênero nos Estados Unidos e no Brasil
O blog Happiest People Ever, criado há pouco mais de um mês, foi construído a partir de uma ideia muito simples, quase óbvia: é uma coleção de fotos de gente que não sorriu na hora do flash - daí o título irônico, "as pessoas mais felizes de todos os tempo". A primeira dessas imagens, dois homens encarando a câmera sem esboçar nenhum sorriso, foi postada em 13 de maio, e foi seguida por cliques de adolescentes, velhinhos, crianças, irmãs gêmeas e outras dezenas de fotos de pessoas quase sempre a mesma expressão triste. Não demorou muito para que o blog atraísse atenção e virasse um sucesso na internet, assim como outras páginas semelhantes.

Em abril, já havia feito sucesso o blog Awkward Family Photos que, exatamente como diz o nome, reúne fotos de famílias esquisitas (awkward, em inglês), desde pais e filhos com o mesmo penteado estranho até noivos em cestos e fotos de bailes de formatura - tudo aquilo que devia ter ficado escondido em álbuns de família e, agora, está ao alcance de todos na web. Outro hit foi o Look at this fuck hipster, que posta fotos para fazer piada com pessoas que acreditam estar criando a última moda. O Look at this fuck hipster fez tanto sucesso que vai virar livro, impresso pela St. Martin, umas das maiores editoras dos Estados Unidos, e ganhou até uma versão brasileira, o Você não é hipster, você é cafona, que traz fotos dos moderninhos das baladas brasileiras.

Entre outubro de 2008 e fevereiro de 2009, os piores meses da crise econômica nos EUA, esteve na ativa o blog The Brokers With Hands On Their Faces, que reunia fotos de executivos de Wall Street em desespero, com as mãos no rosto e na cabeça, sem explicações e nem comentários.

A ideia de publicar sequências de fotos de anônimos agregadas sob um tema engraçado e um título que faz referência direta ao conteúdo do site é uma das variações de uma tendência chamada tumbleblog, em que os autores postam muitas fotos, vídeos, links, citações, mas pouco texto próprio - diferente da ideia que se tinha de um blog até pouco tempo atrás. A popularidade desse estilo de publicação cresceu muito depois do surgimento do tumblr, uma ferramenta que facilita a publicação desse conteúdo.


Celebridades

Com propostas similares, o americano Men who look like old lesbians (criando em 2006) e o brasileiro Cearenses Internacionais (criado em março deste ano) postam fotos de pessoas famosas que, segundo avaliação do site, parecem, respectivamente, com lésbicas idosas e cearenses. Hospedados em ferramentas clássicas de blogs, como o blogspot e o wordpress, os dois ainda publicam pequenos comentários ao lado das fotos: no Cearenses, há sempre a cidade do Ceará em que a pessoa poderia ter nascido, e no Man who look..., um mini biografia do fotografado.

Confira algumas fotos desses sites:


Nenhum comentário:

Postar um comentário