Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

terça-feira, 7 de julho de 2009

Empresa compra site de downloads Pirate Bay e planeja novo modelo de negócios

É preciso 'compensar provedores de conteúdo', diz Global Gaming Factory.
Site condenado por quebra de copyright foi comprado por US$ 7,8 milhões.
Foto: Fredrik Persson/AFP

Manifestantes pró-Pirate Bay em manifestação em abril de 2009, na Suécia

A empresa sueca Global Gaming Factory (GGF) anunciou nesta terça-feira (30) a aquisição do site de downloads Pirate Bay pelo equivalente a US$ 7,8 milhões. O site de compartilhamento de arquivos via torrent está entre os 100 mais visitados no mundo e foi condenado, em abril, por quebra de direitos autorais.

Em comunicado, a GGF afirmou que o site precisa de um novo modelo de negócios para sobreviver.

"Gostaríamos de introduzir modelos de negócios que assegurem o pagamento a provedores de conteúdos e detentores de direitos autorais sobre materiais baixados pelo site", disse Hans Pandeya, diretor-executivo da Global Gaming Factory.

Segundo a empresa, um novo modelo de compartilhamento de arquivos está a caminho. "Criadores e provedores de conteúdo precisam controlar seu material e também serem pagos por ele. Os usuários precisam de downloads mais rápidos e mais qualidade", diz o comunicado.

Novos rumos

Um comunicado no blog do Pirate Bay comenta a aquisição, dizendo que está sendo vendido por um preço abaixo de seu valor e que "dinheiro não é o que importa".

"A parte interessante é ter as pessoas certas e com a atitude certa administrando o site. Na internet, o que não evolui morre", diz o texto.

O comunicado do Pirate Bay informa que os lucros da venda serão destinados a ajudar projetos de liberdade de expressão e abertura na rede.

Foto: Reprodução

Pirate Bay tem mais de 3,7 milhões de usuários registrados, segundo o site

Nenhum comentário:

Postar um comentário