Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 11 de abril de 2009

'Treino e leitura são segredos para redação nota 10', dizem professores

Cursinhos recomendam, no mínimo, uma redação por semana.
Leitura diversificada enriquece argumentação do aluno em dissertações.
Foto: Eduardo Tavares/G1

Vivian Ouchida, candidata a uma vaga em Farmácia na USP, pretende fazer uma redação por semana

Fazer uma redação por semana, rigorosamente, e levá-la a um plantonista do cursinho para correção. É o que Vivian Ouchida Gonçalves, de 19 anos, pretende adotar como tática neste ano de preparação, para conseguir uma boa nota na prova de português da segunda fase do vestibular da Fuvest.

A estudante, que concorrerá a uma vaga no curso de Farmácia-Bioquímica na Universidade de São Paulo (USP), sabe do peso que a redação tem na nota da prova. As aulas no cursinho começaram há poucas semanas e, desde já, ela tem treinado a dissertação, formato de texto exigido pela Fuvest e por outros grandes vestibulares.


Segundo professores de grandes cursinhos de São Paulo, a atitude de Vivian é a melhor. A hora certa para começar a se preocupar com a redação é agora e o segredo para um bom desempenho não é outro senão o treino.

“Fazer uma boa redação é como tocar um instrumento musical, ou praticar um esporte como a natação. É preciso um aprendizado sequencial e muita prática. Ninguém pode dizer ‘eu sei nadar teoricamente’. É impossível. Com a redação, funciona da mesma forma”, diz Eduardo Lopes, professor de gramática do Anglo.

O ideal, segundo Lopes é a produção de um ou dois textos por semana. “Mais do que isso é contraproducente e o aluno corre o risco de acabar repetindo idéias, argumentos e o modo de raciocinar. E depois de produzir os textos, é bom que o estudante mostre para alguém em condições de fazer uma leitura crítica e tecer comentários sobre o estilo, a coerência e até a ortografia”, afirma o professor.

Leitura
Apesar de batida, a frase “só escreve quem lê” é pertinente, segundo a professora Maria Aparecida Custódio, do cursinho Objetivo. “Bons escritores sempre são, antes de tudo, bons leitores”, diz a professora. Por isso, o que ela recomenda é que se “leia muito, e que a leitura vá além do obrigatório”.

Vivian admite que até o ano de cursinho, não lia com frequência, mas desde que as aulas começaram, entendeu a importância do hábito. “A leitura é importante, seja para fazer uma redação, para entender alguns assuntos das aulas, ou em uma conversa entre amigos. Ajuda não só por causa da informação, mas também para conseguir melhorar o vocabulário. Pretendo bater nessa tecla durante esse ano”.

Segundo a professora Maria Aparecida, uma leitura diversificada ajuda o aluno a aumentar seu repertório cultural, o que é essencial para uma boa redação. Os professores enfatizam que a leitura é importante também para que os alunos tenham boas referências do gênero dissertativo, mais comumente cobrado nos vestibulares.

Segundo Lopes, o gênero de texto que mais se aproxima do que o vestibulando deve apresentar em uma dissertação é o editorial dos jornais. “Seria interessante que o aluno lesse esses editoriais e fizesse parágrafos comentando o assunto abordado. Isso ajuda a treinar a argumentação”, diz o professor.

Dicas para a hora da redação
1 Faça uma leitura atenta da proposta de redação. Se houver textos de apoio, leia-os somente após analisar a proposta. Desta maneira, a leitura dos textos é feita de forma orientada, e isso evita uma fuga do tema.
2 Preste atenção ao estilo de texto pedido na prova. Escrever uma narração, quando o pedido foi uma dissertação, fará com que a redação seja anulada.
3 Utilize uma estrutura de texto definida. Segundo Célia Passoni, coordenadora de Português do Etapa, boas redações geralmente têm um parágrafo de introdução, dois ou três de desenvolvimento, e um parágrafo de conclusão, ‘amarrando’ as idéias. Os parágrafos podem ter de três a quatro linhas.
4 Comece a prova de português pela redação, fazendo um rascunho. Ele pode ser em formato de tópicos, ou texto corrido. O importante é que o rascunho seja claro e contenha as idéias que darão a ‘cara’ da redação.
5 Terminado o rascunho da redação, passe para as outras questões da prova. Depois de cerca de uma hora e meia, e volte ao seu texto. Deixando esse espaço, a releitura será feita de forma mais crítica, e facilita a identificação de erros ou incoerências.
6 Passe a redação para a folha definitiva, com cuidado, para evitar erros. Comece escrevendo a lápis um título, ainda que provisório, na primeira linha da folha, para não esquecer.
7 Lembre-se de, antes de fazer a prova, ler atentamente o manual do candidato, para conferir se a redação pode ser feita a lápis, ou se deve ser apresentada a caneta.
Fontes: Eduardo Lopes/Anglo; Célia Passoni/Etapa; Maria Aparecida Custódio/Objetivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário