Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

terça-feira, 7 de abril de 2009

Gravidez: como controlar o apetite durante os nove meses

Esqueça a velha história de que você tem de comer por dois. Apesar de a fome aumentar nesse período, não é preciso dobrar a quantidade de comida; bastam algumas modificações no cardápio


André Spinola e Castro

Você está grávida e ouviu dizer que precisa comer por dois? Pois esqueça essa história. Como diz Durval Ribas Filho, presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), apesar de a fome aumentar, sim, durante os nove meses, o exagero precisa ser evitado.

Como explica o nutrólogo, há dois fatores principais que interferem na sensação de saciedade da grávida. O primeiro é que o corpo passa a produzir mais peptídeos (substâncias responsáveis por mediar a sensação de fome); o segundo é que há diminuição dos movimentos peristálticos, que movimentam o alimento através do trato digestório. “É como se o próprio corpo dissesse ‘você precisa comer mais’”, afirma. Mas essa quantidade é pequena: cerca de 300 calorias a mais do que as 2 mil geralmente indicadas para um adulto.

E esse valor não precisa ser aumentado de uma só vez. “Vá aos poucos. No primeiro trimestre, adicione 150 calorias; no segundo, 250; no terceiro, 450...mas a média será de 300 calorias”. No caso de gravidez de gêmeos, basta dobrar esse número.

Então, se a fome aumenta, como controlar o ato de comer por impulso - que geralmente leva ao exagero? Uma sugestão do nutrólogo é comer de 6 a 8 vezes por dia, intercalando as refeições principais com lanches leves. Queijo, leite, gelatina ou alguma fruta estão liberados. Evite alimentos gordurosos e com excesso de sal.

Mães gordas, crianças obesas

Ao controlar seu peso, você está preservando não apenas a sua saúde, mas também a do bebê. Um estudo divulgado recentemente apontou que a obesidade da mãe pode aumentar o risco de o filho ter doenças congênitas, enquanto uma outra pesquisa sugere que gestantes acima do peso têm mais probabilidade de dar à luz bebês com peso acima da média.

Quanto engordar?

Não há consenso entre os obstetras. Enquanto alguns recomendam de 9 a 11 quilos, outros dizem que o ideal é de 11 a 15 quilos. Há ainda outra tabela que estima que a gestante deve engordar cerca de 15% do total do peso pré-gestacional. O melhor é consultar o seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário