Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Música ajuda no aprendizado das crianças

Estudo mostra que aquelas que têm aula de música melhoram seu desenvolvimento cognitivo. Veja outros benefícios que essa disciplina pode fazer para o seu filho

Shutterstock

Qual criança (ou adulto) não fica fascinada ao ouvir uma música de que gosta? Mas além do prazer que proporciona, ela contribui - e muito - para o aprendizado do seu filho. Um estudo realizado pela Long Island University, nos Estados Unidos, comprovou esse benefício.
A pesquisa foi feita em duas escolas americanas. Um grupo estudava piano formalmente, por um período de três anos consecutivos, enquanto o outro nunca teve aula de música. O resultado sugeriu que as crianças que aprendiam música tinham melhor vocabulário que as demais.

A alfabetização da criança se processa em códigos, ao juntar as letras para formar uma palavra e assim associar seu significado com o significante. A psicopedagoga Quézia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), explica que o mesmo acontece na música. “A leitura musical é feita por meio de outros códigos, e a criança precisa aliar a leitura das notas com o ritmo, a melodia”, diz. Além disso, tem a matemática. Noções de quantidade interferem muito na formação das notas musicais.

Por esse fator, afirma Quézia, crianças que passam pelo processo de alfabetização musical ampliam suas possibilidades de lidar com códigos, sejam verbais ou não. “Como têm as funções cerebrais mais estimuladas, elas aumentam suas possibilidades para adquirir conhecimento.”


Paciência e persistência

Sabe aquela ansiedade do seu filho de querer tudo para agora? Ao aprender a tocar um instrumento, por exemplo, ele vai perceber que nem tudo acontece tão rápido. “A música é uma das coisas mais difíceis e demoradas para aprender. Quando um aluno começa a estudar e quer sair tocando, muitas vezes até pensa em desistir. Logo, ele aprende que é preciso esforço, treino, perseverança”, afirma André Barreto, professor e coordenador da área de música da Escola Suíço-Brasileira (SP).

Para o professor, crianças que têm contato com a música são mais flexíveis, lidam melhor com imprevistos, frustrações e têm mais rapidez para raciocinar e agir. “Elas ficam mais preparadas para a vida”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário