Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Como ajudar seu filho a dormir após a separação?

Shutterstock

Você se separou, a cama ficou vazia e agora seu filho dorme em seu quarto? A situação é comum entre pais e mães que se separam quando as crianças ainda são pequenas. Entretanto, apesar de habitual, dividir a cama com os filhos não é a melhor maneira de acolhê-los e fazer com que se sintam seguros. Desde cedo, eles devem aprender que há momentos para compartilhar com os pais e outros que são exclusivos e precisam ser respeitados. “Na ausência do pai ou da mãe, o espaço deve estar vago ou à espera de outro parceiro”, afirma Fernanda Roche, psicóloga, coordenadora do Espaço de Desenvolvimento Criança em Foco, de Curitiba (PR). Tirar os filhos de sua cama enquanto você está solteira será mais fácil do que quando aparecer alguém. Por isso, não se intimide com choro. É comum que crianças de 2 ou 3 anos façam drama na hora de dormir. Elas podem ficar angustiadas por se separarem do pai ou da mãe ou se sentirem excluídas da relação entre os dois. Quando os pais não estão mais juntos, muitas crianças têm, ainda, a ilusão de que ocuparão o lugar vago. Todos esses sentimentos são normais e, ao enfrentá-los, elas ganham mais independência.

COMO AJUDAR SEU FILHO A DORMIR SOZINHO Shutterstock
Shutterstock Crie uma rotina tranquila para que o bebê ou a criança perceba que a hora de dormir está chegando. Leia um livro quando ele se deitar na cama.
Shutterstock Ajude a criança a escolher algo – um boneco, um livro ou um paninho – que possa levar para o berço ou para a cama. Ela se sentirá mais segura.
Shutterstock Não acenda luzes no quarto. Se a criança não gostar de ficar no escuro, deixe uma luz acesa no corredor ou num cômodo próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário