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sábado, 1 de agosto de 2009

Tire dúvidas sobre os cuidados com o carro no inverno

Veja dicas para manter as peças em ordem sob baixas temperaturas.
Veículos flex devem ter sempre gasolina no reservatório ao lado do motor.

Você já deve ter visto na porta de alguma oficina mecânica uma faixa promocional escrita “revisão para o inverno”. Afinal, existe um tipo de revisão para cada estação do ano? A revisão do veículo é muito importante, mas ela independe da época. De qualquer forma, algumas dicas preventivas são bem-vindas para o bom funcionamento do carro no inverno.

Se o veículo tiver motor bicombustível e o motorista optar por rodar apenas com álcool, ou mais da metade de álcool, é fundamental manter o reservatório de partida a frio, ou seja, o tanquinho de gasolina que vai no compartimento do motor, sempre cheio com gasolina. E, não custa lembrar, este reservatório deve estar sempre limpo.

Muitas vezes esse compartimento junta sujeira e deixa de funcionar corretamente, por isso é importante verificar o estado desse reservatório periodicamente. O injetor de gasolina faz muita falta nas partidas durante o inverno. Esse mesmo cuidado serve para os veículos movidos apenas a álcool. Nos carros movidos a gasolina ou nas versões a diesel, não muda nada.

Nas regiões onde o frio é mais intenso, é bom verificar também se a quantidade de aditivo do sistema de arrefecimento está correta. Se for o caso de frio rigoroso é importante adicionar um anticongelante. Essas dicas valem para qualquer automóvel independente do tipo de combustível utilizado. Para ter mais informações sobre a especificação do aditivo e quantidade a ser aplicada, só mesmo verificando o manual do veículo.

Um serviço que pouca gente se preocupa em fazer é a limpeza do sistema de arrefecimento. Nessa revisão, todo o líquido do radiador é esgotado e depois completado com a adição de novo fluído. O sistema passa por uma verificação de vazamentos que podem comprometer a vida útil do motor. Esse é um serviço recomendado a cada dois anos.

Cuidados com a bateria

O componente que mais sofre no inverno é sem dúvida a bateria, uma vez que as partidas são mais difíceis e podem levar mais tempo. Para facilitar o trabalho da bateria, procure não dar a partida do motor com algum acessório elétrico ligado, como faróis, som, luzes internas, ar-condicionado ou mesmo o ventilador.

A manutenção da bateria é simples e não requer muito esforço. O importante é manter os conectores da bateria sempre limpos e bem apertados. Também é importante verificar o nível da água naqueles modelos que não são selados e, se for o caso, completar com água especifica para bateria, do tipo destilada. Se a bateria do carro alguma vez apresentou pane, ou seja, o carro não pegava na partida e foi necessária uma recarga, é bom levar a bateria para fazer um teste. Se ela estiver em ordem, é importante fazer uma inspeção no sistema elétrico para averiguar o funcionamento do alternador, componente responsável por carregar a bateria.

Nos carros um pouco mais antigos, cujo motor é equipado com carburador, é importante durante os dias mais frios manter o afogador puxado por mais tempo, a fim de se obter a temperatura de funcionamento mais rápido. Também é interessante dar uma examinada nas mangueiras do sistema de arrefecimento, verificando o estado geral, mas principalmente se não existem pontos de ressecamento.

Sempre é bom lembrar que, como o motor tem uma faixa ideal de temperatura para seu bom funcionamento, em condições de inverno leva-se mais tempo para se alcançar esse estágio. Assim, o condutor não deve exigir maiores esforços do motor, principalmente nos primeiros minutos de funcionamento. Motor, câmbio, transmissão, suspensão e os freios demoram mais tempo para atingir a temperatura ideal de funcionamento. Assim, é bom não abusar.

Para aqueles automóveis que possuem ar-condicionado, é importante não esquecer de ligá-lo por pelo menos uma vez por semana durante, no mínimo, por cinco minutos.

Como a época também é de pegar uma estrada, não esqueça de conferir o estado das palhetas do limpador de pára-brisa. A chuva e a garoa são comuns, principalmente em trechos de serra, e com o frio e acumulo de sujeira que fica impregnada nas palhetas, a borracha resseca e não cumpre seu papel de varrer a água do vidro. Também não esqueça de completar o reservatório do esguicho e antes de ligar o limpador. É bom esguichar alguns jatos de água para melhorar o contato da borracha com o vidro. No mais, só resta curtir a paisagem.

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