Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Produtores de games dão dicas para quem sonha em trabalhar na área

Foto: Renato Bueno/G1

Escritório brasileiro da Electronic Arts Mobile, que está entre as principais produtoras de jogos para celular.

Se você sempre pensou em trabalhar com games, é bom saber que dominar os segredos de "Winning eleven" e passar a vida em "Final fantasy" não são atalhos garantidos nesse mercado. O G1 conversou com produtores das principais empresas de games no Brasil, e eles avisam: além de gostar muito de jogar, é preciso ter uma boa formação e trabalhar bastante.

O desenvolvimento de jogos no Brasil está longe de ser comparado com os maiores produtores do mundo, como Japão e Estados Unidos. Mas, recentemente, o crescimento de jogos on-line e o avanço de portáteis como iPhone e Nintendo DS mostram que a indústria vem se desenvolvendo. Enquanto isso, a Ubisoft, uma das maiores produtoras do mundo, abre escritório no Brasil, e a Tectoy, com sede em Campinas, desenvolve jogos para seu próprio videogame, o Zeebo.

O G1 conversou com produtores de algumas das principais produtoras e distribuidoras de jogos no Brasil e reuniu dicas sobre a profissão "dos sonhos" de muitos gamers. Se você se interessa pela aérea, saiba que existem vagas abertas.

Tarquínio Teles fundou a Hoplon para criar o MMORPG 'Taikodom'.

De Florianópolis (SC) veio a empresa com um dos projetos mais ambiciosos no Brasil. A Hoplon, fundada em 2000, investiu na produção de um massively multiplayer online role-playing game (MMORPG) espacial. Traduzindo: um jogo on-line para múltiplos jogadores simultâneos baseado em um universo de batalhas espaciais. Uma espécie de versão "Guerra nas estrelas" do RPG "World of warcraft". "Taikodom" é gratuito, foi lançado oficialmente em 2008 e é, atualmente, a prioridade da empresa.

Tarquínio Teles, que começou a desenvolver o jogo com amigos quando ainda era estudante na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), dá dicas para quem quer trabalhar nessa área.

Profissional brasileiro

"O Brasil tem profissionais muito bem qualificados. O que falta é experiência em games de grande porte, como 'Taikodom'. O profissional brasileiro não fica a dever aos profissionais de outros países, independente da área. O que falta, às vezes, são as oportunidades de especialização."

Formação acadêmica
"Alguma formação acadêmica é importante, embora não necessariamente específica na área de games. Isso porque os cursos dirigidos especificamente ao desenvolvimento de jogos foram abertos só recentemente, e é muito comum os profissionais serem formados em áreas correlatas. Os desenvolvedores, por exemplo, geralmente são formados em Engenharia ou Ciência da Computação."

Desafios
"Eu diria que o maior desafio ao criar 'Taikodom' foi, sem dúvida, desenvolver tecnologia e conhecimentos próprios, pois quando começamos não havia uma metodologia pronta para se desenvolver um MMOG."

Foto: Divulgação

Artista da Hoplon traça esboço de personagens.

Prazer de jogar

"Entender o produto que se desenvolve é a premissa básica para qualquer profissional. No caso da indústria de games, isso significa jogar. Aqui na Hoplon, nós incentivamos nossos funcionários a jogarem 'Taikodom'. É uma forma de eles entenderem melhor a dinâmica do jogo e as necessidades dos jogadores."

Dicas
"Eu acredito que a pessoa realmente interessada em aprender e atuar nessa área busca conhecimento em diferentes fontes e ferramentas. Essa característica autoditada e a experiência prática adquiridas colocam-no em um patamar muito semelhante ao de profissionais de países onde há uma indústria de games mais desenvolvida."

Vagas abertas
"Estamos constantemente à procura de perfis profissionais aqui na Hoplon. Os cargos dependem da época, claro, mas a área de programação é a que tem mais necessidade de profissionais."

Perfil

"O requisito principal é gostar de games. Quanto aos outros requisitos, depende um pouco da área, mas se for para generalizar, eu diria que o profissional deve saber trabalhar em equipe, ter conhecimentos sólidos e competência em sua área de atuação. Outra característica primordial é ter uma boa noção do que faz um game ser divertido e capacidade de se manter atualizado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário