Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 1 de agosto de 2009

Geladeira em blocos ajuda a economizar energia geladeira

geladeira1.jpg

Repare nesta cena. A pessoa chega na cozinha, abre a porta da geladeira, fica parada durante minutos tentando decidir se quer ou não algo de lá de dentro. Lembrou de alguém? Pois é. Acontece que geladeira não é vitrine. Enquanto você pensa na vida, o ar frio ar frio escapa e a máquina tem de trabalhar muito mais para compensar o que foi perdido – sinônimo de gasto de energia.

geladeira2.jpg

Uma invenção de Stefan Buchberger, estudante de Artes Aplicadas da Universidade de Viena, tenta pôr fim a essa questão. Trata-se do Flatshare Fridges, uma geladeira dividida em compartimentos isolados e independentes (o eletrodoméstico parece ser feito de lego) que pode ser uma mão na roda para economizar energia.

geladeira3.jpgComo a geladeira é fragmentada, o usuário pode escolher o que guardar em cada compartimento e abrir apenas o que precisar – evitando a saída do ar gelado. Além disso, como cada alimento precisa de uma temperatura diferente, você pode regular cada bloco de acordo com o que pretende guardar ali. É o fim do consumo desnecessário.

Outra vantagem é para aqueles que dividem apartamento e que sabem a dor de cabeça que é dividir a geladeira com alguém. Com a invenção, cada um pode ser dono de um “andar”, evitando trocas e outros problemas freqüentes nesse tipo de situação.

A geladeira é formada por uma base e pode ter até quatro blocos montados como um quebra-cabeça. Cada um pode ser customizado de forma independente, com compartimentos e regulagens de temperatura individuais.

O Flatshare Fridges ainda é apenas um conceito e não está sendo fabricado. Mas não deixa de ser uma boa ideia que pode virar realidade em pouco tempo.

Via EcoDesenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário