Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Tradutor transforma latidos em palavras

Gadget detecta seis emoções em cachorros e associa os sentimentos a frases como “brinque comigo”

 Reprodução
Propaganda do Bowlingual, tradutor de latidos japonês

Para muitos, mais do que um animal, o cachorro de estimação vira um membro da família. De olho nesse público, uma empresa japonesa lançou uma maneira inovadora de promover o diálogo entre os donos e o animal: um tradutor de latidos.

O aparelho, chamado de Bowlingual Voice, analisa a acústica dos sons emitidos pelo cão e traduz isso para palavras. O gadget, produzido pela Takara Tomy, é capaz de detectar seis emoções diferentes, entre elas tristeza, alegria e frustração. A partir disto, ele associa os sentimentos a frases como “brinque comigo”.

Segundo o jornal britânico The Daily Telegraph, o aparelho começará a ser vendido no Japão em agosto por R$ 406,50. O Bowlingual Voice é composto por um microfone, colocado no pescoço do cachorro, e por um dispositivo portátil.

Quando o cão late, o microfone grava o ruído e envia a informação para o dispositivo em posse do dono, que então traduz o latido para aquilo que o cachorro supostamente estaria tentando dizer. O aparelho também vem com uma função que grava os desejos do cão enquanto o dono estiver ausente.

A versão original do Bowlingual Voice, que não traduzia os latidos, mas apontava em uma tela quais eram suas emoções, teve mais de 300 mil unidades vendidas no Japão desde seu lançamento, há sete anos.

Confira uma demonstração do aparelho (em japonês):


Nenhum comentário:

Postar um comentário