Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

terça-feira, 28 de julho de 2009

Saiba como editar vídeos no Windows Movie Maker

Programa permite narração, inclusão de legendas e efeitos.
Deixe suas perguntas sobre tecnologia na seção de comentários.

Olá, leitores.

Hoje a coluna será dedicada a edição de vídeos. Com o crescimento da banda larga, barateamento de filmadoras digitais e crescimento de celulares com câmera fotográfica e de vídeo vemos hoje uma avalanche de vídeos na internet.
Muitos são colocados no ar sem qualquer edição, do jeito que foram filmados. Outros passam por alguns ajustes como remoção de trechos dispensáveis, inclusão de legendas, animação de introdução e encerramento, além de efeitos especiais engraçados.

A maioria dessas edições é feita usando uma ferramenta que acompanha o Windows e é bem simples de usar. Trata-se do Windows Movie Maker.
Para abri-lo, basta clicar em Iniciar > Programas > Windows Movie Maker.


Para ter a versão mais atual do Windows Movie Maker no computador, visite a página do Windows Update e atualize sua versão.


O programa permite edição de arquivos gravados no computador ou a captura de vídeos direto de webcam ou outros dispositivos.

Uma dica importante é baixar o Windows Movie Maker 2 Creativity Fun Pack. Ele tem alguns efeitos de transição, sons e imagens para você usar nos seus vídeos. Para importar os arquivos, siga as instruções na página da web que será aberta logo após a instalação do pacote. Procure pelo titulo Digital Video with Windows Movie Maker 2 e siga os passos apresentados.

>>> Entendendo o Movie Maker

Foto: Reprodução

O Windows Movie Maker acompanha o Windows e é uma opção simples e pratica para edição de vídeos caseiros.

A interface é simples. A parte de baixo da tela tem uma linha do tempo para facilitar a navegação do usuário pelo vídeo e também permitir intercalar efeitos entre vídeos ou mesmo remover algumas partes.

A linha do tempo é dividida em seções: Vídeo, para abrigar os vídeos que estão sendo editados. Transição, para incluir efeitos de transição entre os vídeos. Em Áudio, o programa, automaticamente, separa o som do vídeo para esta faixa. Em Audio/Musica, você abrigará sons adicionais a serem incorporados ao vídeo. E, por fim, a sobreposição de títulos, que é a possibilidade de escrever textos e legendas no filme.

À esquerda existem ações para facilitar a edição:
- Capturar vídeo: este item tem opções de importação de conteúdo, como a captura de vídeo através de um dispositivo conectado ao PC (pode ser uma webcam). Também é possível importar um arquivo de vídeo salvo no computador, arquivos de imagem – um .jpg, por exemplo, para ser incorporado a um vídeo e, por fim, arquivos de áudio.

- Editar filme: Detalha opções para edição de filme. Aqui é feita a inclusão de legendas, transições e efeitos sonoros nos vídeos.

- Concluir filme: Assistentes para salvar os vídeos no computador. É possível salvar um filme direto em um CD e outras opções mais.

A parte central da tela traz uma visualização dos arquivos que podem ser usados no vídeo. São efeitos de transição e coleções de arquivos (imagem, áudio e vídeo). À esquerda existe um tocador de vídeo para visualizar o que está sendo feito na edição.

>>> Edição do vídeo

Foto: Reprodução

Vídeo na linha do tempo.

O primeiro passo para edição de um vídeo é seu carregamento no Windows Movie Maker. Para isto, clique em Importar vídeo (no lado esquerdo da tela), e selecione o arquivo de vídeo desejado. Feito isto, o arquivo aparecerá como um item de coleção. Você poderá ter diversos vídeos, arquivos de áudio e imagem. Repita esse processo para todos os arquivos que for usar na edição.

Agora basta arrastar o vídeo para a linha do tempo. Ele será carregado e o tocador já possibilitará assistir o vídeo que está sendo editado.
Agora é possível criar uma abertura para o vídeo, por exemplo, com uma imagem .jpg. Para isto, a imagem precisa ter sido adicionada a sua coleção de arquivos. Então basta clicar sobre ela e arrastá-la para a linha do tempo, posicionando-a antes do inicio do vídeo.

Uma dica: usando os botões de controle de zoom que ficam acima da linha do tempo é possível melhorar a visibilidade da linha.

Para incluir efeitos de transição entre a imagem de entrada e o vídeo em si, clique na linha do tempo sobre a posição em que deseja inserir o efeito e no menu à esquerda selecione transições de vídeo. Uma lista irá ser carregada na parte central da tela. Clique em uma transição para carregá-la no tocador à direita. Ao clicar no botão Play é possível ver o efeito em ação. Para incluí-lo no vídeo, arraste para a posição desejada na área de transição dentro da linha do tempo.

Foto: Reprodução

Inclusão de legendas nos vídeos.

Para incluir legendas e textos no vídeo, é preciso selecionar o momento na linha do tempo r executar a inserção, clicando no item criar titulo ou créditos na parte esquerda da tela.

Um menu de opções será apresentado com opções como: adicionar título ao início do filme, adicionar título antes do clipe selecionado na linha do tempo e outras mais. Selecione a que melhor se adequar e serão apresentadas duas áreas para escrita. Como sempre, à direita da tela fica o tocador com uma pré-visualização do efeito.

Se quiser trocar a fonte, cor, transparência do texto, basta clicar no link correspondente logo abaixo das áreas de edição de texto. Também é possível editar o tipo de efeito aplicado sobre o texto - para isto clique alterar a animação do título.

Foto: Reprodução

Troca de fonte, cor, transparência, tamanho do texto. Diversas opções para o usuário.

Ah, se você não gostou do que fez selecione o item que não gostou na linha do tempo e aperte o botão delete.

>>> Cortando partes indesejadas

Para facilitar cortes no vídeo, selecione o ponto inicial do corte na linha do tempo, vá ao menu Clipe e use a opção Dividir. Repita a operação na parte final da área que deseja remover. O vídeo ficará segmentado em três partes, então basta excluir a indesejada.

>>> Áudio

Você pode excluir o áudio original de um vídeo e substituí-lo por uma trilha sonora. Clique sobre o item Áudio na linha do tempo, tecle o comando CTRL+U e marque a opção Clipe sem áudio.

Feito isto, arraste da coleção a faixa musical desejada e leve para o item áudio/musica da linha do tempo.

Você pode também manter o áudio original e incluir uma trilha sonora com um volume mais baixo. A mesma opção CTRL+U permite manipular o volume de cada uma das faixas de som. Assim, é possível colocar o volume da trilha original do vídeo no máximo e deixar a música de fundo com metade do volume, resultando em um som de fundo suave.

Existe uma maneira mais simples de controlar o volume entre uma trilha sonora e o áudio original do vídeo. No menu Ferramentas, use a opção níveis de áudio.

>>> Narração

Você pode criar uma narração para o vídeo. Para isto, clique no menu Ferramentas e vá até a opção Narrar linha do tempo. Clicando no botão Iniciar narração, o vídeo será executado e tudo que for dito no microfone será gravado em sincronia com o vídeo.

Foto: Reprodução

Narração do vídeo é ferramenta útil para narrar as férias ou aquele jogo de futebol.

>>> Salvar o arquivo

Você precisa salvar o arquivo duas vezes. A primeira salva o projeto de edição, permitindo que ele seja aberto novamente para uma nova edição. Vá em Arquivo > Salvar projeto.

Para finalizar o vídeo e poder enviá-lo para sites como o Youtube ou mesmo gravar um CD/DVD e enviar para amigos, use o menu à esquerda da tela, em Concluir filme, utilizando a opção adequada ao uso que fará do filme.

>>> Considerações finais

Claro que o Windows Movie Maker não é um editor de vídeos profissional e existem diversas opções no mercado. A grande vantagem deste aplicativo é que ele já está na máquina das pessoas e é bem simples de usar. O objetivo aqui foi apresentar uma ferramenta para aquelas pessoas que nunca editaram um vídeo e querem começar a fazer isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário