Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Pacotão de segurança: existe vírus no YouTube?

Navegador em dia pode evitar golpes em sites de vídeo.
Uma visita ao YouTube pode trazer vírus? É mais seguro usar um navegador que não seja o Internet Explorer? A recomendação para não usar dois antivírus é “monopólio”? Como tornar segura uma rede Wi-Fi? Confira as respostas logo abaixo.

>>> Vírus no YouTube?

Sou um usuário rotineiro do Youtube, mas de uns tempos pra cá me bateu a seguinte dúvida: o YouTube é um site seguro? é possível ter a máquina infectada apenas por ter assistido algum vídeo lá no Youtube?

Lucas

Foto: Reprodução/Paretologic

Sites legítimos de vídeos são seguros, mas sites falsos oferecem download de plugins e 'codecs' contendo vírus.

Para acontecer algo de errado teria de haver uma brecha no site e também no seu navegador web. A brecha no site permitiria que um indivíduo malicioso coloque códigos na página. E aí o seu navegador web teria que permitir que esse código realizasse a instalação do vírus, porque normalmente não é possível que qualquer site, mesmo com intenção puramente maliciosa, consiga essa façanha.

Mas isso provavelmente seria independente do vídeo. O mais provável é que uma falha assim ocorresse na descrição do vídeo, ou quem sabe no sistema de comentários. Ou, ainda, no recurso de mensagens particulares. Isso porque o vídeo é um arquivo Flash gerado pelo próprio YouTube e está fora do controle direito do criminoso, ao contrário dos demais recursos mencionados.

É claro que qualquer recurso de anotação no vídeo ou outros que os usuários possam controlar diretamente podem também ter vulnerabilidades. Mas repetindo: depende não apenas do site, mas também do seu navegador. Por isso é importante manter todos os programas que interagem com a internet (inclusive o navegador e todos os plugins) atualizados.

Vale lembrar, no entanto, que um golpe muito comum na web é o do falso codec. Basicamente, o site promete a você um vídeo, mas afirma que você precisa baixar e instalar um “codec”. É verdade que, em muitos casos, esses “codecs” são necessários para abrir vídeos e músicas. No entanto, no golpe, o codec nada mais é do que um vírus e nenhum vídeo será exibido.

>>> Usar outros navegadores é mais seguro?

É verdade que é mais seguro navegar com qualquer outro navegador que não o Internet Explorer?
Werneck

Internet Explorer está muito mais seguro hoje, mas o navegador ainda é o principal alvo dos ataques.

É verdade, sim. Mas é importante ressaltar que isso não significa que os outros programas são mais seguros. O Internet Explorer é o líder de mercado e, por isso, é também o alvo mais comum dos ataques. É semelhante ao que acontece com o Windows e o Linux no cenário geral de vírus de computadores: simplesmente não há vírus para Linux que atingem os usuários domésticos.

Porém, o Internet Explorer também tem alguns recursos, como o ActiveX, que o tornam mais propenso a ataques. Nesse exato instante, usuários de Internet Explorer estão correndo risco de infecção devido a uma vulnerabilidade no Microsoft Office que se manifesta pelo ActiveX, permitindo que sites na internet instalem vírus no computador.

Isso não significa que outros navegadores estão livres ataques, ou que eles continuarão sendo mais seguros mesmo depois de popularizados. Na verdade, o número de ataques ao Firefox, por exemplo, tem crescido junto com sua popularidade.

O fato é que hoje, se você usar qualquer navegador no lugar do Internet Explorer, e mantiverer o programa atualizado, suas chances de infecção são menores. Mas esse não será necessariamente sempre o caso, porque a Microsoft tem, sim, adicionado vários recursos de segurança ao Internet Explorer e eles certamente merecem crédito por isso.

>>> Dois antivírus

É aconselhável utilizar dois ou mais antivírus? Já ouvi dizer que nem sempre é possível instalar dois ou mais porque os próprios antivírus não permitem. Será que existe um 'monopólio' por parte dos fabricantes ao impedir a instalação de mais de um antivírus?
Alexandre Dias

Alexandre, essa sua primeira dúvida é muito comum e já apareceu mais de uma vez na coluna. Um pacotão sobre antivírus respondeu essa e outras perguntas.

Agora, sobre o monopólio dos antivírus, isso não é verdade. Se fosse esse o caso os antivírus com menos mercado iriam recomendar que você instalasse dois programas, porque seria uma vantagem para eles. Mas a recomendação de evitar instalar mais de um software é unânime: qualquer companhia antivírus, independentemente do tamanho e posição no mercado, fará esta recomendação.

Além disso, existem alguns antivírus, especialmente no mercado corporativo, que fazem uso de múltiplas bases de dados. Eles adquirem as tecnologias das empresas e mesclam num mesmo produto, garantindo que os programas trabalhem juntos e sem conflitos. Mas nesse caso ainda trata-se de apenas um único produto englobando as várias tecnologias, e não uma instalação separada de cada programa, que é a prática não recomendada.

>>> Segurança em Wi-Fi

Vocês podem falar sobre as ferramentas de segurança da rede Wi-Fi e quais os melhores métodos de proteção?
Lindoberg

Equipamentos Wi-Fi sem configuração adequada podem expor computadores da rede.

A coluna já falou sobre esse assunto, abordando não apenas as configurações necessárias para tornar segura a sua rede Wi-Fi, mas também os cuidados que você deve ter ao fazer uso de redes públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário