Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Um Orkut para os ricos e famosos

Chega ao Brasil o Elysiants, comunidade on-line só para quem pode celebrar a vida em grande estilo
anda Colavitti
 Reprodução
RICARDO CORRÊA
PARA POUCOS
Acima, página do Elysiants. Ao lado, Arthur De Groot (à esq.) e Ronald de la Fuente-Saez, donos do site,
em São Paulo

Houve um tempo em que o bacana era colecionar centenas de amigos em redes sociais como Orkut e Facebook – mesmo sem conhecer metade deles. O número de contatos virtuais era um termômetro de popularidade e status: quanto mais gente na lista de amigos, mais legal era o dono do perfil. Pois é... Era. Legal, agora, é ser “seletivo” – adjetivo predileto dos endinheirados nos dias que correm. Primeiro, esse conceito dominou festas e casas noturnas. Agora, rompendo o igualitarismo, os ambientes restritos chegaram à internet. Nesta semana, começa a operar no Brasil uma comunidade de luxo on-line chamada Elysiants, na qual só entram convidados. É o Orkut dos ricos.

Com sede em Hong Kong, o site tem 15 mil usuários e opera em Curaçao, Dubai e, agora, São Paulo. Os próximos lançamentos serão em Beirute, Abu Dhabi e Miami. O que esses locais têm em comum, além de certa cafonice? “Há muitos jovens que recentemente ganharam bastante dinheiro. São Paulo é a cidade onde mais se vende Louis Vuitton. Há muitas pessoas no Brasil que se identificam com o estilo de vida de nosso site”, diz Ronald de la Fuente-Saez, de 34 anos, um dos fundadores do Elysiants. Ele nasceu na Holanda, cresceu em Hong Kong e hoje vive no Caribe (na ilha de Curaçao). Fuente-Saez não quis revelar o valor do investimento no site (“Foi uma quantia obscena”) nem quem são os brasileiros que farão parte de seu clube, mas disse que tem uma lista com 600 nomes e que todos eles serão convidados para a festa de lançamento do site. Ela vai acontecer nesta terça-feira, 12, na seletíssima casa noturna Pink Elephant, em São Paulo. Estão na lista nomes como os estilistas Valdemar Iódice e Carlos Miele, os empresários João Paulo Diniz e Astrid Monteiro de Carvalho e o casal Bruno Gagliasso e Heleninha Bordon.

Os convidados não pagam para usar o site. São empresas ligadas ao “estilo de vida celebrativo” – Ferrari, Diesel, Prada, Veuve Clicquot, entre outras – que dão viabilidade econômica ao projeto. Elas pagam para estar lá e se conectar diretamente com seu público-alvo, de alto poder aquisitivo. O nome escolhido para a rede social, aliás, não deixa dúvidas sobre sua natureza. Elysi vem de Champs-Elysées, avenida de Paris famosa por suas lojas de artigos luxuosos. E ants significa formigas, na tradução do inglês – animais cuja comunidade, segundo Fuente-Saez, está entre as mais seletivas do mundo.

Por trás da iniciativa empresarial, há pesquisas que mostram que as pessoas – sobretudo as ricas – não estão interessadas em quantidade de contatos, mas em qualidade. “Criamos uma rede social menor, em que os participantes possam se relacionar com quem tenham realmente afinidade”, diz o empresário. Enquanto a média de contatos no Orkut é de mil pessoas por usuário, no Elysiants ela está em torno de 30. “O Facebook ficou popular demais”, diz a relações-públicas Fernanda Barbosa, que já faz parte da comunidade exclusiva. Outro usuário, o empresário Giulianno de Lucca, dono da Pink Elephant, sofre para barrar os indesejados que gostariam de participar da comunidade de sua casa noturna no Facebook. “Muita gente não tem o perfil que a gente quer”, afirma ele. “No Elysiants, as pessoas já estão pré-selecionadas.”

Para lançar o site em grande estilo, os sócios querem fazer uma festa memorável. Os convidados que confirmarem presença serão apanhados em casa com automóveis BMW. O bufê será preparado pelo chef do hotel Grand Hyatt. É tudo na faixa, mas o champanhe será pago – e a renda doada para uma instituição de caridade.

Os sócios do Elysiants querem quebrar na festa um dos recordes de ostentação da noite paulistana. É assim: na Pink Elephant, cada vez que se pede um champanhe Veuve Clicquot Jéroban (de R$ 2.800) ou dez garrafas de Clicquot normal (R$ 485 por garrafa), a mesa que fez o pedido vira o centro das atenções. É iluminada por um canhão de luz e a presença do cliente perdulário é anunciada nos alto-falantes. Tudo isso ao som do tema do filme Super-Homem. Essa música já foi tocada duas vezes em uma noite para o mesmo cliente. O site que tem por mote “celebrar a vida com estilo” pretende fazê-la tocar mais vezes na terça-feira.

Eles são bem-vindos
Os 600 brasileiros convidados para o Elysiants estão na lista da festa de inauguração do site, que acontece nesta semana na casa noturna Pink Elephant, em São Paulo

Cauê Moreno ANA PAULA JUNQUEIRA
Festeira socialite paulistana, conhecida por ser amiga da modelo Naomi Campbell
Anderson Prado DANIELLA CICARELLI
A modelo mineira é famosa pelo casamento relâmpago com o craque Ronaldo Fenômeno
  Simone Marinho EIKE BATISTA
Primeiro brasileiro na lista de bilionários da revista Forbes deste ano
Thiago Bernardes ISABELLA FIORENTINO
A modelo paulistana apresenta a versão nacional do Esquadrão da moda, no SBT
Divulgação/Rede TV! LUCIANA GIMENEZ
A apresentadora é casada com o dono da Rede TV! e tem um filho com Mick Jagger
Deco Rodrigues RICARDO ALMEIDA
O estilista paulistano é a maior referência brasileira em roupas sociais masculinas
RICARDO CORRÊA RICO MANSUR
Empresário paulistano famoso pela agitada vida noturna e pelas belas companhias femininas
Ricardo Bakker RONALDO
O jogador do Corinthians, ídolo internacional, costuma celebrar a vida, sobretudo a noturna

Nenhum comentário:

Postar um comentário