Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 16 de maio de 2009

Tire dúvidas sobre aerodinâmica do carro

Aeodinâmica afeta desempenho, consumo e estabilidade do veículo.
Aerofólio e spoiler não são apenas 'enfeites' do automóvel.

Foto: Divulgação

Aerofólio do Chevrolet Astra

A importância de entender um pouco de aerodinâmica de um carro se faz necessário para esclarecer a finalidade de algumas peças desconhecidas do automóvel, como por exemplo, o aerofólio e o spoiler. Em muitos casos são consideradas opcionais e o comprador só faz a escolha pelo acessório se julgar bonito, um item que vai embelezar, sem fazer a menor idéia se aquilo vai ajudar ou atrapalhar.

Antes de detalhar esses componentes, vale relembrar que a aerodinâmica atua constantemente sobre o carro, afetando seu desempenho, consumo e estabilidade. Em razão dessa estreita ligação com dados importantes na concepção de um novo veículo, os fabricantes investem milhões para tornar a aerodinâmica cada vez mais eficiente. Sabendo disso, não vá colocar um enfeite no seu carro apenas para ser diferente. Procure saber se não vai comprometer o consumo, mas principalmente a estabilidade.

Ao explicar o que é a aerodinâmica, podemos resumir na eficiência ao cortar o ar. Essa eficiência é conhecida por coeficiente de resistência aerodinâmica, ou como aparece na ficha técnica de um carro, apenas Cx. Então para criar um carro econômico e veloz, basta se preocupar com a aerodinâmica? Pois então, não é tão simples assim, alguns fatores também devem ser considerados, como a estabilidade.

Um bom exemplo são os carros de Fórmula 1. Os engenheiros usam e abusam dos princípios da aerodinâmica para fazer com que o carro consiga ter ao mesmo tempo estabilidade e desempenho invejáveis. Mas a grande tarefa está na equação para obter o desenho perfeito a fim de conseguir o melhor desempenho tanto nas retas quanto nas curvas.

Aerofólio

Uma das ferramentas utilizadas pelos engenheiros é o aerofólio, geralmente combinado com outros componentes, como placas externas, difusores, spoilers e defletores laterais. Tudo com o objetivo de reduzir a resistência do ar. O aerofólio é um equipamento cuja finalidade é diminuir a turbulência do ar. Seu funcionamento é parecido com a asa de um avião, mas com função invertida.

Enquanto a asa de um avião dá sustentação para o equipamento se manter no ar, no Fórmula 1, por exemplo, essa peça proporciona uma força vertical descendente que empurra o carro contra o solo. Por outro lado, o aerofólio aumenta muito o arrasto aerodinâmico. Quando o ângulo com a horizontal é plano, a velocidade em reta é privilegiada. Quando o ângulo vai se alterando, quanto maior for o ângulo, mais arrasto e menos velocidade.

Foto: Divulgação

Dono deste Mercedes SLR McLaren colocou aerofólio traseiro

Nos carros de rua, essa função é melhor aproveitada nos modelos superesportivos. Alguns veículos contam com o aerofólio para dar mais velocidade, outros para ganhar mais estabilidade. Um exemplo de como essa interferência atua sensivelmente em um automóvel, o aerofólio do Lamborghini Countach era opcional para que o proprietário pudesse escolher entre ter um carro mais veloz ou com a estabilidade melhorada, principalmente nas curvas. Já a marca Porsche criou os aerofólios móveis, que só entram em atividade em altas velocidades. O modelo 911 Carrera é um modelo que adota a peça móvel.

Foto: Divulgação

Spoiler dianteiro de uma BMW

Spoiler

Outra ferramenta da aerodinâmica é o spoiler. O nome dessa peça vem do inglês to spoil, que em português quer dizer perturbar ou estragar. Ou seja, sua função é prejudicar de forma intencional o fluxo de ar para reduzir a sustentação. O spoiler pode ser utilizado tanto na parte frontal do carro, a fim de diminuir a passagem de ar sob a carroceria, quanto na traseira, cujo objetivo passa a ser ordenar o fluxo de ar atrás do automóvel. Também é utilizado como um recurso estilístico para esconder elementos mecânicos, que poderiam interferir na aerodinâmica.

Quando empregado na dianteira o objetivo é desviar o fluxo de ar para as laterais. Nessa área as saias entreeixos se encarregam de conduzir o fluxo para a parte traseira do veículo. Um bom projeto utiliza essas ferramentas em conjunto, em razão disso colocar partes aleatórias pode não surtir o efeito desejado.

O que vale sobre aerodinâmica é saber se a peça é original de fábrica, ou ao menos projetada pelos engenheiros da marca. Isso é importante, pois você pode colocar um acessório no seu carro que julga ser bom, mas no final estará é aumentando o consumo de combustível do seu veiculo. Ou pior, comprometendo a estabilidade nas curvas. Fique atento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário