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terça-feira, 12 de maio de 2009

BOMBA: Unisul culpa Rede Globo pelo fim do time de vôlei masculino; emissora envia nota de esclarecimento


Na manhã desta segunda-feira (11), o grupo Unisul anunciou que suspenderá seu projeto de vôlei masculino em razão da falta ou redução do apoio dos patrocinadores, insatisfeitos com o tratamento dado pela Rede Globo durante as transmissões dos jogos da equipe, que nesse ano completou dez anos de existência.

A Universidade protesta contra o fato da emissora omitir o nome do patrocinador. Por exemplo, a Unisul/Tigre/Joinville tornou-se apenas "Joinville" na TV. "A Unisul faz um apelo à Confederação Nacional de Vôlei no sentido de repensar as estratégias de marketing da Superliga, visando a favorecer as equipes em seus esforços de buscar apoio imprescindível à sua sobrevivência", afirma em nota oficial.

A nota salienta que a Unisul, "para manter uma equipe competitiva, aceitou reduzir o seu nome no uniforme dos atletas e até em placas publicitárias, e preferiu silenciar-se diante da decisão da emissora de televisão, exclusiva na retransmissão dos jogos, de omitir o seu nome na identificação da equipe".

Por fim, o comunicado relata que a emissora transmitiu, neste ano, apenas um jogo em rede aberta (para todo o País),"o que contribuiu à desistência de patrocinadores, que não renovaram os seus contratos ou que propuseram a redução de valores para a nova temporada".

A REDE GLOBO ENVIOU NOTA DE ESCLARECIMENTO:

"Os critérios que orientam as decisões das equipes de Jornalismo e de Esportes da Globo, de citar e exibir marcas, atendem a uma finalidade: ajudar o público a reconhecer a existência de fronteiras entre editorial e comercial, além, é óbvio, de resguardar, legitimamente, o modelo de viabilização da TV aberta, cujo sustento deve advir exclusivamente da comercialização dos intervalos e de outros formatos comerciais.

A Globo considera que a visibilidade natural proporcionada aos patrocinadores de equipes e eventos, em transmissões e reportagens, por si só agrega valor às marcas e gera ganhos em termos de imagem, dado o imenso alcance de público da televisão aberta.

É curioso que, justamente no momento em que o mundo atravessa grave crise econômica, empresas aleguem que vão encerrar projetos esportivos porque suas marcas não são citadas. Ainda que estes projetos esportivos tenham recebido durante anos - às vezes décadas - o mesmo tratamento atual, o que prova terem sido vitoriosos e assegurado retorno suficiente para os patrocinadores que a eles se associaram.

A eventual frustração de empresas patrocinadoras por não terem conseguido, na Globo, a chamada "mídia espontânea", na intensidade pretendida, reforça nossa convicção quanto ao acerto de nossas políticas."

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