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terça-feira, 12 de maio de 2009

Engarrafamento nunca mais

A companhia de tráfego de São Paulo aposta em tecnologias via internet e celular para tirar os motoristas do inferno dos congestionamentos

Na sala de controle: de mapa pintado com canetinha a monitoramento com câmeras em tempo real

Há poucos anos, os congestionamentos em São Paulo eram medidos com uma canetinha hidrocor vermelha e um mapa gigante. Com base nas informações que chegavam dos agentes de trânsito, funcionários da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) pintavam as ruas congestionadas num mapa. Hoje, a medição é feita por um software desenvolvido dentro da própria empresa. E tudo usando de forma mais inteligente a estrutura e os recursos já existentes, como as 290 câmeras espalhadas pela capital e transmissão de dados via internet e celular. "Se der certo em São Paulo, todo o país pode adotar nossas soluções", afirma Garcia Medeiros, supervisor de comunicações da companhia e um dos responsáveis pelos novos projetos que pretendem passar a motoristas e pedestres informações do trânsito em tempo real. Veja o que já está sendo feito e o que virá em breve para tirar você dos congestionamentos.

VÍDEOS NA INTERNET
Quando:
em licitação
Como funciona: o usuário vai entrar no site da CET, informar o trajeto desejado, e as câmeras instaladas nas ruas mostrarão em tempo real se o caminho está livre

CONTADORES DE VOLUME
Quando:
ainda em 2009
Como funciona: câmeras em cruzamentos farão a detecção dos automóveis e vão ajustar automaticamente o tempo dos semáforos de maneira a aumentar o fluxo

PAINEL ELETRÔNICO
Quando:
ainda em 2009
Como funciona: existem 12 painéis informando a situação do trânsito nas ruas de São Paulo. A CET pretende aumentar para 50


LINHA DIRETA
Quando:
em funcionamento
Como funciona: pelo número 1188, o usuário pode informar a ocorrência de acidentes que demorariam a ser vistos pelos agentes


MENSAGENS VIA CELULAR E RSS
Quando:
ainda em 2009
Como funciona: os usuários poderão fazer um cadastro no site da CET e receber mensagens nos celulares e em seus computadores com as últimas informações do trânsito. A ideia é que existam canais específicos para cada bairro ou área de interesse

IDENTIFICAÇÃO POR RÁDIO-FREQUÊNCIA
Quando:
2010
Como funciona: os carros receberão um chip e poderão ser mapeados individualmente. O plano é informar não apenas as vias que estão congestionadas, mas também a velocidade média nelas. Ainda depende de o governo federal regulamentar o sistema

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