Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

terça-feira, 23 de junho de 2009

'Queríamos contar a vida de Jean Charles, não a morte', diz Selton Mello

Longa estreia no país em 26 de junho
Foto: Nick Wall/Divulgação

Selton Mello caracterizado como o eletricista Jean Charles de Menezes

O polêmico caso da morte do brasileiro Jean Charles de Menezes virou um filme. Dirigido por Henrique Goldman e estrelado por Selton Mello, "Jean Charles" foi apresentado à imprensa nesta terça-feira (16) em São Paulo.

Em entrevista coletiva, Mello ressaltou que o objetivo do longa é lembrar a vida do imigrante brasileiro. "Quando cheguei a Londres para as filmagens queria ir à estação Stockwell, onde ele foi assassinado para ver o local e o santuário que foi feito para ele lá. O Henrique não quis que eu fosse e me disse que não queria que eu ficasse impregnado pela tragédia. No fim acho que foi a opção certa. Queríamos contar a história da vida dele, não da morte."

De fato, "Jean Charles", que estreia nos cinemas brasileiros em 26 de junho, se propõe a mostrar o cotidiano do eletricista mineiro na capital inglesa -- seu "rolos", trabalhos para juntar dinheiro e a vida na comunidade brasileira local até o momento em que ele é morto no metrô por policiais que o confundem com um terrorista.

"Espero que o filme ajude para que os policiais envolvidos sejam responsabilizados pelo que ocorreu", afirma o diretor.

Para interpretar Jean Charles, Mello contou com fotos e histórias relatadas por amigos e parentes. "Não tive acesso a imagens dele em movimento. Só pude ver fotos e ouvir histórias, mas para mim foi como um retorno. Nasci em Passos, Minas Gerais, cresci em São Paulo. E a maneira como ele se admira com Londres me é familiar. Tem algum caipirismo em comum entre intérprete e personagem."

Vanessa Giácomo e Selton Mello em 'Jean Charles'

A família do brasileiro, aliás, teve relação próxima com a equipe durante as filmagens, se dispondo a dar informações para o roteiro e também conversar com os atores. Foi de um dos primos de Jean Charles, que vivia com ele em Londres, o pedido para que a cena do assassinato fosse alterada. Segundo o diretor, a princípio, a sequência mostraria o eletricista questionando os policiais antes de ser baleado. "A polícia fez de tudo para responsabilizá-lo pela própria morte."

O diretor e o roteirista Marcelo Starobinas decidiram então mudar a cena, que agora mostra apenas uma gritaria, barulho de tiros e o corpo do brasileiro estendido no chão do vagão. "A gente mostrar que ele reagia daria força à versão da polícia, e as pessoas presentes no trem afirmaram que eles não deram voz de prisão e que ele não reagiu", diz o roteirista.

Amigos e familiares de Jean Charles também participaram do longa, atuando como si próprios. E o elenco conta ainda com Vanessa Giácomo e Luís Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário