Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

segunda-feira, 22 de junho de 2009

OOOPS - Bispo que chutou Santa volta à Universal como obreiro


OOOPS
por Ricardo Feltrin


Nos últimos 15 anos surgiu todo o tipo de lenda e fantasia a respeito do destino do bispo Sergio von Helde, que ficou conhecido por chutar uma imagem em madeira de Nossa Senhora ao vivo, na TV, no dia 12 de outubro de 1995.

Seu paradeiro sempre foi um mistério, desde que foi condenado a dois anos e meio de prisão pelo juiz Ruy Alberto Leme Cavalheiro em 1997. A pena acabou reduzida. Um dos crimes imputados a von Helde, o vilipêndio, prescreveu. "A punição foi convertida em uma multa que hoje seria de uns R$ 2.000", calcula, em entrevista a Ooops!, o juiz Cavalheiro, 58, hoje virtual desembargador no TJ-SP.

Há mais de dez anos circulam várias lendas a respeito do destino de von Helde. Entre outras, a história de que a perna que chutou a imagem gangrenou; que ele ficou à beira da morte e que foi atendido por uma enfermeira negra (a imagem, a imagem...); que se converteu ao catolicismo após receber a visita da própria Santa na hora de esticar o cambito.

Parte dessas histórias não ficou no âmbito dos hoax de internet. Foi veiculada como "possível" em programas popularescos no SBT, e em dezenas de programas de rádio de cunho religioso.

Hoje Ooops! encerra tal ciclo de boatos e rumores, pois localizou o bispo Sergio von Helde.

Desde o final do caso judicial (97), von Helde sempre foi amparado por Edir Macedo, e recebeu salário e direitos equivalentes aos de um bispo da Universal. Nos anos seguintes ao caso ele morou em países da América do Sul, chegou a ir para a África, mas acabou mudando para os EUA.

Em 2005, desgostoso com os rumos que a igreja dava em solo norte-americano, ele chegou a romper "oficialmente" com a Universal. Entre colegas pastores, Von Helde tem fama de ser um pouco "agressivo demais" como pregador. Por isso foi destacado para outras funções dentro da hierarquia da igreja. O fato é que ele está com Edir Macedo desde os primeiros passos da igreja, e continua a trilha-los.

Mesmo rompendo, continuou recebendo soldo. No ano passado, voltou ao seio da igreja, mas sem nenhum cargo, e voltou a atuar na obra de Macedo.

Hoje, 2009, Sergio von Helde e sua família moram nos Estados Unidos, e ele trabalha no mais modesto dos cargos dentro da igreja, o de obreiro. Von Helde está naquele país de forma absolutamente legal, com visto de missionário religioso, e atua especialmente na região da Califórnia, junto a imigrantes espanhóis.

Procurada, a Igreja Universal disse que não se manifestaria sobre esta notícia. A coluna também localizou um auxiliar do bispo nos EUA, mas ele se recusou a levar um pedido de entrevista ao ex-bispo.

Em tempo: desde 1995 Sergio von Helde jamais teve gangrena, jamais adoeceu gravemente, nunca pensou em se converter ao catolicismo e, segundo Ooops! apurou, jamais se arrependeu do chute na imagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário