Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

terça-feira, 14 de julho de 2009

Saiba como se prevenir das doenças típicas do inverno

Ar frio e seco pode desencadear ou agravar doenças respiratórias.
Pneumologista dá dicas para umedecer ar em casa.
Foto: Divulgação

Baixa umidade relativa do ar pode agravar sintomas de espirros, coriza, falta de ar e tosse

Com a chegada do inverno, o ar mais frio e seco pode desencadear ou agravar doenças respiratórias pré-existentes. A relação direta entre as mudanças climáticas e a saúde da população se deve, segundo o pneumologista Clystenes Odyr Soares Silva, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ao fato de respirarmos, por dia, cerca de 10 mil litros de ar.

Para quem já tem doenças respiratórias como rinite e asma, por exemplo, a mudança de temperatura e a baixa umidade relativa do ar podem agravar os sintomas de espirros, coriza, falta de ar, tosse e até sangramentos. Para prevenir as reações, Silva sugere evitar ficar próximo à fumaça do cigarro, contato com poeira e com cães e gatos. “Pessoas que já tomam algum medicamento ou que deixaram de tomá-lo devem procurar seu médico para ajustar a medicação”

O clima também desencadeia problemas como gripe, resfriado, faringite e até pneumonia, por exemplo. “Comparado ao verão, o número de casos dessas infecções aumenta em 40% no inverno”, afirma. Segundo o especialista, a melhor forma de prevenir essas doenças é por meio de vacina e evitando contato com pessoas infectadas.

Gripe x resfriado

Silva explica que a principal diferença entre a gripe e o resfriado é o agente causador: a gripe é causada pelo vírus influenza, enquanto o resfriado é transmitido por um vírus mais "leve". "A gripe tem sintomas como febre alta, mal-estar e dores pelo corpo. É a sensação que nos faz cancelar uma viagem, faltar ao trabalho ou às aulas, por exemplo. Já o resfriado é passageiro, menos agressivo", afirma.

Tempo seco

Para combater a sensação de mal-estar causada pelo tempo seco, que desencadeia sintomas de alergia como rinite, sinusite e irritação na garganta, Silva ensina métodos simples. “Beba bastante líquido, use um soro para lubrificar a mucosa do nariz e, se necessário, faça uso de um vaporizar para umedecer o ar de sua casa”, ensina.

Para quem não tem o vaporizador, o mesmo efeito pode ser conseguido com uma bacia com água ou uma toalha molhada no quarto. “Nesse caso a água que evaporar vai tornar a umidade relativa do ar mais elevada”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário