Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Fórmulas para emagrecimento pesam na balança

http://www.uerj.br/img/upload/e504fd64523b69a2662f5bef08a944af.jpgCombine hormônio tireoidiano, laxante, inibidores de apetite, diuréticos e diversos compostos naturais, como fibras e casca de camarão. Aí está uma fórmula mágica de emagrecimento rápido e sem esforço.. Mas, com um preço: hipertensão arterial, insônia, tremores, perda de atenção e problemas na tireóide, entre outros efeitos colaterais. De acordo com o professor e pesquisador em fisiologia endócrina, Egberto de Moura, essas fórmulas figuram entre os recursos mais procurados por quem busca emagrecimento instantâneo.
http://vagabundiando.com.br/wp-content/plugins/cforms/noid-precisando-emagrecer-balanca-170108.JPG

Dentre os componentes presentes nesse coquetel, o hormônio tireoidiano é um dos que se destaca. Seu uso é recomendado apenas em casos específicos de distúrbios na glândula, sob orientação médica e exames periódicos. "Na verdade, o paciente que sofre de hipotireoidismo apresenta um metabolismo mais lento e acumula proteínas que contém água, o que leva ao inchaço. O hormônio diminui o peso corporal muito mais pela perda de proteínas e massa muscular, do que pela diminuição do tecido adiposo. Devido a este efeito do hormônio, as pessoas associam seu uso à perda de peso", explica Egberto.

Segundo o especialista, não há como separar os efeitos benéficos dos malefícios causados pelo composto farmacêutico. "Além dos problemas advindos da mistura de vários medicamentos em apenas uma cápsula, é essencial entender que o uso indiscriminado não leva em consideração os efeitos individuais e os tempos de ação de cada componente", alerta o pesquisador. O professor faz questão de ressaltar que não é contra as farmácias de manipulação, apenas considera irresponsáveis os profissionais que prescrevem de maneira "leviana" este coquetel para emagrecer.
http://territoriofeminino.blogtv.uol.com.br/img/Image/MulheresPossveis/2008/Agosto/balanca-comida.jpg

EFEITO SANFONA - O uso de fórmulas ocasiona também o emagrecimento seguido da recuperação do peso perdido, o chamado "efeito sanfona", uma conseqüência da alteração do metabolismo, que se torna mais eficaz com o uso do medicamento. Como o corpo humano é adaptado para lidar com a escassez de alimentos, quando recebe menos calorias se adapta para manter o funcionamento normal. Dessa maneira, consome menos calorias e torna-se mais propício ao acúmulo de gorduras, o que dificulta o emagrecimento.

http://www.anutricionista.com/wp-content/uploads/2008/09/quero-emagrecer1.jpg

Egberto lembra que o uso dos inibidores de apetite (anorexígenos) como a sibutramina são indicados em casos de obesidade por excesso alimentar, para compulsivos. Esses medicamentos são utilizados durante o período de adaptação à dieta prescrita e depois são retirados, gradualmente, pelo médico que deve acompanhar o paciente. Já os laxantes ou substâncias que inibem a absorção de gordura, presentes nas fórmulas e muitas vezes utilizados individualmente, na verdade não são redutores de peso; eles eliminam gorduras com as fezes. O efeito colateral é a diarréia, e isso acaba levando a pessoa a compensar a gordura perdida com a ingestão de mais alimentos. Uma das dicas do professor para estimular o metabolismo é o exercício físico com roupas leves e em ambientes com temperaturas mais baixas, já que a perda de calor é a grande responsável pela queima de calorias. Por isso, o clima frio estimula a perda de calor durante a prática do exercício físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário