Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Inep afirma que acesso ao site para se inscrever no Enem está normal

Até as 10h desta sexta-feira, 3,952 milhões haviam se inscrito.
Candidatos devem fazer a inscrição pela internet até as 23h59.
Foto: Diego Abreu/G1

Candidatos durante a prova do Enem 2008, em Brasília.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC)afirma que o acesso ao site para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está normal nesta sexta-feira (17), último dia de inscrição. Na quinta-feira, houve recorde visitas ao site, com 1,142 milhão.

Até as 10h desta sexta, 3,952 milhões de pessoas haviam se inscrito no exame _número muito abaixo da expectativa do Inep, de 6 milhões.

Segundo a assessoria de imprensa do instituto, esse número foi estimado levando em conta as pessoas em condição de prestar vestibular, cerca de 4,7 milhões no país, e os estudantes que fazem Educação de Jovens e Adultos (EJA), que é o antigo supletivo. Esses alunos podem obter o certificado de conclusão com o Enem. A assessoria informa que o número de inscritos está abaixo do esperado possivelmente porque foi menor a adesão dos alunos de EJA.

Os candidatos devem acessar o site http://enem.inep.gov.br/inscricao. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro.

http://guiadicas.net/fotos/2009/03/por-que-prestar-o-enem-2009.jpgIsenção

A isenção da taxa de R$ 35 pode ser pedida até o término das inscrições, às 23h59 do dia 17 de julho. Se o aluno já tiver concluído o ensino médio em escola pública ou tiver cursado com bolsa na rede particular, deve se declarar com baixa renda. O Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação que aplica a prova, alerta que é preciso prestar bastante atenção na hora de se inscrever, especialmente quando aparecer uma tela que dará duas alternativas: gerar boleto bancário ou solicitar a isenção de taxa.

Quem ainda está concluindo o ensino médio em escola pública não precisa pedir a isenção no formulário porque ela é gerada automaticamente.

Segundo a assessoria de imprensa do Inep, usuários que tiverem gerado o boleto por engano devem acessar novamente o site http://enem.inep.gov.br/inscricao, usando o CPF e a senha, e clicar em "Acompanhe a sua inscrição". Nessa área, haverá um campo para mudar os dados e a possibilidade de gerar novamente o boleto ou solicitar isenção.

Os candidatos ainda podem ligar para o telefone 0800-616161 ou mandar um e-mail para faleconosco@inep.gov.br. Segundo o Inep, são recebidas 2.000 ligações por dia.

Uso do Enem

São quatro as possibilidades de a universidade utilizar a nota do Enem: como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição.

Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular. Cada instituição de ensino superior divulgará em seus editais em qual formato participará e e se haverá diferenças entre os cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário