Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

terça-feira, 14 de julho de 2009

Insônia: Quem dorme com roncador sofre três vezes mais com cansaço

Dores no corpo do parceiro do roncador também são mais comuns.
Problema pode ser enfrentado com alimentação e hábitos melhores.

Espie bem no escurinho deste quarto. Olhe e escute. Quem você acha que sofre mais: o roncador, à esquerda ou companheira dele, à direita, incomodada pelo barulho? “Eu sacudo no nariz dele, boto a mão no nariz dele, aperto, chego a machucar. E ele: 'Ai, para, o que é que eu estou fazendo?’. E eu: ‘Não estou conseguindo dormir’”, conta a comerciante Sandra Oliveira.

É difícil dormir com ele, sério. Acho que nem amante aguentaria. Exagero? Registramos uma noite inteira do casal Sandra e William. As imagens já revelam algo, mas o que diz a ciência? Parceiro de roncador sofre muito? “Muito, muito, nem queira saber. O ronco é o maior desagregador conjugal que existe”, diz Dr. Pinto.

Uma médica é responsável pela primeira pesquisa brasileira a avaliar os males que este barulho, chato e alto, causa em que está ao lado, na mesma cama. "Eles sofrem igual, né?”, conta Ana Karla. Em comparação com mulheres que dormem com quem não ronca, as mulheres de roncadores sentem três vez mais cansaço durante o dia. Elas sofrem duas vezes mais de dores pelo corpo, e também de se queixam mais de angústia e ansiedade.

Na casa de Dona Sandra, a situação sonora é grave porque, no quarto ao lado, sua filha, Paloma, também dorme com um marido roncador. “Eu tenho de cutucar e eu tenho de empurrar, tem de botar travesseiro na cara, às vezes beliscar pra ver se para”, conta Paloma.

Tratamento
Tem tratamento para isso? Tem, sim. Para começar, o roncador deve tentar o mais fácil: as mudanças de comportamento. Dormir de lado, dormir de barriga para cima, você joga o queixo pra trás e a língua cai pra trás; não fazer refeições copiosas à noite, não beber álcool à noite, não engordar. A gente não engorda só na barriga, a gente engorda na garganta também, engorda no pescoço. E esses tecidos ingurgitados pela gordura fecham as vias respiratórias.

Quando essas medidas não funcionam, é hora de procurar um médico. Existem vários tratamentos para o ronco, dos mais simples à cirurgia. e agora uma novidade. Uma equipe do Instituto do Coração, de São Paulo, criou uma série de exercícios para combater o ronco. Os roncadores que participaram da pesquisa do Incor tiveram 40% de melhora.

“Melhorou, já não estou roncando mais, não estou sentindo mais afogamento”, conta Mauro Rivas. Os exercícios só devem ser feitos com orientação médica. “Eu vou levar ele ao médico para ver isso logo, o mais rápido possível”, afirma Sandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário