Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

terça-feira, 14 de julho de 2009

Novo game de 'Harry Potter' se limita a passatempos em Hogwarts

Minigames são o destaque em 'Harry Potter e o enigma do príncipe'.
História acompanha o filme, mas abre mão da superprodução.
Foto: Divulgação

No início do sexto ano em Hogwarts, Harry Potter tenta desvendar a identidade do 'príncipe-mestiço'.

Desde que a indústria do cinema percebeu que games são um bom negócio, a profecia se repete: produtora e estúdio criam um pacto, e dele surge “o game baseado no filme”. O resultado, na maioria dos casos, é trágico, como em “Homem de ferro” e “Hulk”, para não estender muito este parágrafo.

Harry Potter e o enigma do príncipe” não escapa desse “feitiço”. O jogo chegou até a ser adiado para que acompanhasse a estreia das filas nos cinemas, e acabou derrubando ações da produtora Electronic Arts.

O game tem as vozes dos atores, desafios divertidos e uma Hogwarts construída para garantir boas horas de exploração. O aluno exemplar Harry vai jogar quadribol, fazer poções, descobrir bônus escondidos e duelar contra outros alunos. Tudo, claro, intercalado pela versão "fantasia" do que poderia ser mais um episódio de "Malhação": jovens apaixonados, brigas entre valentões e oprimidos, fatalidades não tão graves envolvendo poções, magias e vaga no gol do time de quadribol.

É uma rotina capaz de entreter os fãs, mas que não consegue enganar por muito tempo. O jogo, sem a superprodução do filme, não se decide entre "divertir" e "contar a história", e acaba sendo uma experiência sem momentos marcantes ou ambientação cativante. A versão de PC, com legendas em português, exige pouco mais de três horas para ser completada. Depois disso, claro, você é livre para explorar Hogwarts, encontrar os brasões restantes, disputar mais partidas de quadribol e encarar duelos de magia.

"Harry Potter e o enigma do príncipe" não avança muito sobre o estilo do jogo anterior ("Harry Potter e a ordem da fênix"), e mosta que os games baseados em filmes ainda precisam evoluir bastante para se aproximar das melhores produções atuais na categoria de jogos eletrônicos.

O jogo foi lançado para PC, Mac, Wii, Xbox 360, DS, PlayStation 2 e 3. A análise do G1 é baseada nas versões de Wii e PC.


Veja vídeos e imagens de 'Harry Potter e o enigma do príncipe

Explorando Hogwarts

Castelo, campo de treino, sala de poções, torre de astronomia. Explore Hogwarts entre as missões e fique atento para coletar brasões. Eles são itens escondidos (ou parcialmente escondidos) que podem ser colecionados para habilitar bônus, incluindo mais energia para Harry durante os duelos. Um bom desempenho em duelos e no quadribol, por exemplo, também garante distintivos específicos, que vão formar a galeria de "troféus" do jogador.

Foto: Reprodução

A falta de um mapa pode deixar você perdido no jogo, já que os cenários formam um belo labirinto. Mas você pode chamar 'Nick quase sem cabeça', o fantasma que serve de guia, usando as escadarias e atalhos pelos quadros nas paredes.

Não existe um mapa para ser consultado, o que obriga Harry a chamar "Nick quase sem cabeça" se não quiser se perder pelos corredores e escadarias. O fantasma camarada faz o papel de GPS e serve de guia, indicando os caminhos entre as missões e arriscando algumas frases engraçadas.

Você pode seguir as missões, automaticamente, ou dar um tempo entre elas para explorar os cenários e colecionar mais itens.

Foto: Reprodução

Harry mostra o que sabe ao preparar poções na estufa. Versão para PCs tem legendas em português, mas as vozes originais em inglês, gravadas pelos atores do filme, foram mantidas.

Uma vida de minigames

Durante a história, Harry vai precisar superar desafios em formato de "minigame". Fazer poções, vencer duelos de magia e ganhar partidas de quadribol são as atividades disponíveis.

Foto: Reprodução

Aulas de poções são alguns dos 'minigames' disponíveis. À direita aparece a lista de ingredientes e o tempo restante de preparo da poção. Você deve respeitar as quantidades para atingir o resultado esperado - se errar a dose, perde pontos e pode fracassar.

São nessas tarefas que o Wii mostra seu diferencial. Apesar de ter um visual precário em comparação com as versões de Xbox 360 e PlayStation 3, o videogame da Nintendo permite uma boa interação através do controle Remote.

Durante o jogo, você usa o Remote como se fosse a "varinha mágica" de Harry. Na hora de fazer as poções, o Remote serve para agitar o caldeirão, abanar o fogo e dispersar a fumaça causada por um erro na mistura.

Nos duelos, o controle do Wii funciona bem, disparando magias contra os rivais. No PC, porém, o mouse se mostra muito mais preciso, seja voando no quadribol ou misturando cavalos-marinhos e outros ingredientes nas poções mágicas.

Foto: Divulgação

Harry é o capitão do time de quadribol da Grifinória. As partidas são bem equilibradas, mas vão se tornando cada vez mais difíceis. Prepare-se, também, para intrigas na disputa pela

Foto: Reprodução

Além de Harry, você controla Ron por alguns momentos. Acima, ele aparece enfeitiçado depois de comer chocolates 'contaminados' por uma poção do amor. O efeito se reflete no visual, repleto de corações, e no modo de jogo, com o caminhar 'apaixonado'.

Superprodução só no cinema

Os "minigames", bem equilibrados e com variados graus de dificuldade, estimulam a exploração dos ambientes e fazem um bom uso dos controles. Mas "Harry Potter e o enigma do príncipe", o game, não tem o mesmo impacto que pode se esperar do filme. Um visual refinado e uma história mais envolvente poderiam colocar o jogo no caminho certo. O resultado, porém, é mais um título na galeria dos "jogos (que não deram muito certo) baseados em filmes".

Foto: Divulgação

Ao matar tempo passeando por Hogwarts você pode ser desafiado para duelos, ou até mesmo se inscrever para desafios nos 'clubinhos' apropriados. As disputas são mais emocionantes com o controle do Wii, mas o resultado é mais satisfatório com os golpes precisos do mouse no PC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário