Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Pacotão de dúvidas: código de barras no celular e problemas com impressoras

>>> Leitor de códigos de barra
Eu queria saber se tem algum aplicativo para meu celular, Motorola V3 Black, que leia os códigos QRCode.

Fabrício Almeida

Foto: Reprodução

A imagem ao lado é um QRCode com uma mensagem codificada, usando o celular você poderá ler seu conteúdo

Fabrício, QRCode é um código de barras bidimensional que armazena informações. Ele pode ser lido por câmeras digitais de baixa resolução, hoje presentes na maioria dos celulares. O QRcode é muito usado no Japão, onde as pessoas consultam preços e detalhes de produtos em supermercados, acessam detalhes e promoções em revistas, por exemplo.

O funcionamento é simples: usando um programa específico que ativa a câmera do celular, filme o código de barras. O programa irá identificar o código e mostrar a mensagem na tela do aparelho.

Aqui no Brasil o QRCode ainda não se popularizou, mas algumas empresas estão publicando anúncios com essa tecnologia em revistas, geralmente envolvendo alguma promoção para os leitores.

Alguns aparelhos têm programas nativos para QRCode, mas você também pode encontrar aplicativos na rede. Um dos mais populares é da Kaywa - veja aqui uma lista de aparelhos compatíveis com o aplicativo. Outra opção é o I-nigma, que funciona com uma lista maior de aparelhos.

Foto: Reprodução

Exemplo de aplicação do QRCode extraído de uma revista. O leitor identifica o código e usa o celular para ler a mensagem cifrada no código

Para gerar os códigos de barra, acesse no site da Kayma uma ferramenta on-line bem prática.

>>> Impressora no Windows
Tenho uma impressora HP Photosmart C3100. Quando vou instalá-la, surge a seguinte informação: não foi possível instalar o hardware. A seção necessária não foi encontrada do INF. O que devo fazer?

Amelia Yassue Shimoze Nagai

O problema está ligado ao arquivo de instalação do controlador. O arquivo não tem a informação da impressora que está sendo instalada ou pode estar corrompido, gerando a falha. Para resolver o problema faça o seguinte:

Remova qualquer instalação anterior da impressora - faça isso através do item Adicionar e remover programas no Painel de controle do Windows.

Foto: Reprodução

Não importa o Sistema Operacional – O usuário pode enfrentar problemas e dificuldades com controladores, mas sempre existe uma solução

Em seguida acesse o site da HP e escolha o modelo da sua impressora. Os passos seguintes são escolher o idioma e a versão de seu sistema operacional. Por último, faça a transferência do controlador (a termologia usada no site será Driver) e instale em seu computador.

>>> Impressora no Linux
Comprei um computador com Linux (sem saber) e não consigo instalar a impressora Canon MP1300. Já tentei de tudo. O equipamento diz que está instalado, mas não imprime de jeito nenhum. Um técnico disse que o Linux não aceita impressora e é péssimo. E agora? Você pode me ajudar?

Beatriz

Certas configurações no Linux podem não ser tão simples e triviais como no ambiente Windows, mas sempre existe uma solução. Fabricantes não se preocupam com a compatibilidade dos controladores – drivers - para seus produtos com este sistema operacional. Entretanto, a comunidade de usuários e entusiastas do Linux é muito rica e criativa, gerando uma imensa variedade de aplicativos e controladores e disponibilizando-os na internet.


Pelo que pesquisei, não existe uma impressora Canon modelo MP1300, e sim MP130, correto? É uma impressora da família Pixma da Canon.

Sugiro que você instale este controlador. Outra opção é esta versão. Só ficarei devendo uma explicação detalhada de como instalar, pois não sei qual a distribuição do Linux que você está usando e este procedimento é diferente entre cada uma das versões.


Recomendo uma busca no Google pelo nome da sua distribuição Linux acrescido da frase “como instalar drivers” que certamente você irá encontrar uma explicação de como fazer.


Dê um voto de confiança ao Linux. Ele é um bom sistema operacional, seguro e que vem evoluindo bastante principalmente no que que diz respeito a usabilidade. Claro que algumas coisas são diferentes e é preciso se acostumar com novos programas e procedimentos.

A venda de PCs com este sistema operacional vem crescendo, parte para baixar o custo final do equipamento devido ao fato de dispensar o custo com licença que vem embutido em PCs com Windows, parte por questões de desempenho devido ao fato do Linux se comportar bem em computadores com hardware mais limitado. Algumas pessoas equivocadamente preferem tirar o Linux e colocar uma versão pirata do Windows, pratica que não recomendo. Ressalto que não recomendo o uso do sistema pirata. Comprando a licença do Windows, tudo bem fazer a troca. Recomendo também procurar outro técnico. Existem muitos com conhecimentos em Linux que poderão te ajudar. Também tenha consigo alguns repositórios de controladores para Linux como o Linux Drivers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário